Hepatite C e nefropatia

Autores

  • Cinthia K. S. Vieira
  • Mariane Lacerda
  • Alexandre V. Mussato
  • Luiz Felipe Gonçalves

Palavras-chave:

Hepatite C, nefropatia, alterações urinárias assintomáticas

Resumo

OBJETIVOS: Vários estudos associam a infecção crônica pelo vírus da hepatite C a manifestações extra-hepáticas, incluindo glomerulopatias. O objetivo deste artigo é fazer uma breve revisão da literatura sobre as manifestações renais da hepatite C e apresentar os resultados sumarizados de estudo que buscou avaliar a associação de alterações urinárias assintomáticas em doadores de sangue com anticorpos antiVHCHC positivo.

MATERIAIS E MÉTODOS: Realizou-se um estudo transversal, contemporâneo, controlado e aberto no período de julho de 1997 a março de 1998 no Serviço de Nefrologia do HCPA para avaliar a prevalência de alterações urinárias assintomáticas em portadores do vírus da hepatite C. Foram incluídos no estudo os 58 doadores de sangue VHC+ e 128 doadores VHC- (grupo controle) que não apresentavam história de doença hepática ou renal ou outros marcadores virais positivos. Avaliou-se a prevalência de hematúria (> 5 hemácias/campo de grande aumento no E.Q.U), proteinúria [uma (+) no exame por fita do E.Q.U], microalbuminúria (índice microalbuminúria/creatininúria em amostra isolada > 15,6 mg/g), N-acetil-beta-D-glucosaminidase (> 5,6U/g creatinina). 

RESULTADOS: Não foi constatada anormalidade urinária significativa no grupo VHC+, comparativamente com o grupo controle. A prevalência de hematúria e proteinúria nos grupos VHC+ e VHC- foi respectivamente 12,0% x 9,4% e 5,4% x 5,5% , sem diferença estatística entre os 2 grupos.

CONCLUSÃO: A prevalência de hematúria foi semelhante à da população geral, que oscila entre 3-20%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-06-23

Como Citar

1.
K. S. Vieira C, Lacerda M, V. Mussato A, Gonçalves LF. Hepatite C e nefropatia. Clin Biomed Res [Internet]. 23º de junho de 2022 [citado 17º de abril de 2024];20(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/125380

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)