Avaliação das alterações hemodinâmicas e do sensório em pacientes submetidos à rinoplastia estética sob anestesia local

Autores

  • Marcus V.M. Collares
  • Jaime Planas
  • Rinaldo de A. Pinto
  • Roberto C. Chem

Palavras-chave:

rinosplastia, anestesia local, efeitos hemodinâmicos, sedação

Resumo

OBJETIVO: Determinar as alterações hemodinâmicas em pacientes submetidos à rinoplastia estética sob anestesia local.
MÉTODO: Foram investigados 100 pacientes consecutivos submetidos à rinoplastia estética sob anestesia local e sedação, no período de setembro de 1988 a fevereiro de 1989, na Clínica Planas, Barcelona, Espanha. A avaliação foi feita pela monitorização da freqüência cardíaca, pressão arterial sistêmica, saturação do oxigênio, ritmo cardíaco e nível de consciência do paciente, continuamente, do início ao término da intervenção.
RESULTADOS: A curva de variação da pressão arterial esteve de acordo com o pico de ação da adrenalina, quando injetada subcutaneamente (mais lento), demonstrando a importância de esperar ao redor de 20 minutos após a injeção local para a obtenção
de um efeito vasoconstritor ótimo. A taquicardia sinusal é a alteração de ritmo mais marcante neste estudo, aparecendo no pico de ação da adrenalina em quase todos os pacientes. As alterações hemodinâmicas, notadamente a hipertensão arterial, devem merecer cuidados, principalmente em pacientes predispostos.
CONCLUSÃO: Quando o paciente está adequadamente assistido e monitorizado, a rinoplastia sob anestesia local é um procedimento seguro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-06-13

Como Citar

1.
V.M. Collares M, Planas J, de A. Pinto R, C. Chem R. Avaliação das alterações hemodinâmicas e do sensório em pacientes submetidos à rinoplastia estética sob anestesia local. Clin Biomed Res [Internet]. 13º de junho de 2022 [citado 2º de outubro de 2023];19(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/125220

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)