Processo de educação em saúde a pacientes e familiares na perspectiva do cuidado seguro
Palavras-chave:
, Educação em saúde, Qualidade da assistência à saúde, Segurança do paciente.Resumo
Introdução: Este artigo resulta de uma pesquisa de avaliação realizada pelo Grupo multiprofissional de Trabalho de Educação de Pacientes sobre o processo educativo realizada no âmbito hospitalar que procurou avaliar a educação de pacientes e familiares realizada pela equipe multiprofissional de saúde em um hospital universitário do sul do Brasil. Método: Pesquisa de avaliação desenvolvida em unidades de internação clínicas, cirúrgicas e pediátricas. A amostra foi de 149 pacientes, familiares/ acompanhantes. A coleta de dados utilizou um instrumento estruturado sobre o processo educativo, a atuação multiprofissional e a compreensão da educação recebida. Resultados: Dentre os 149 participantes, 75 (50,3%) composto por pacientes e 74 (49,7%) por familiares/acompanhantes. A maioria (94,6%) recebeu orientações realizadas por médicos e enfermeiros; 91,2% referiu que compreendeu a orientação educativa. Cerca de (90,6%) dos participantes conhecia o seu problema de saúde ou o do seu familiar e 81,9% sentiam-se seguros para assumir o cuidado. Conclusão: A educação ocorre em diferentes cenários do hospital. Entretanto, há necessidade de incrementar a participação de diferentes profissionais na educação, potencializando o planejamento terapêutico multiprofissional na perspectiva da segurança no cuidado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Clinical and Biomedical Research

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).