Processo de educação em saúde a pacientes e familiares na perspectiva do cuidado seguro

Authors

  • Elisabeth de Fátima da Silva Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Giovana Ely Flores Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS, Brasil.
  • Juliana da Silva Winter Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Celia Mariana Barbosa de Souza Universidade do Vale do Rio do Sinos. São Leopoldo, RS, Brasil.
  • Amália de Fátima Lucena Universidade Federal do Rio Grande do Sul Hospital de Clínicas de Porto Alegre. https://orcid.org/0000-0002-9068-7189

DOI:

https://doi.org/10.22491/2357-9730.120446

Keywords:

, Educação em saúde, Qualidade da assistência à saúde, Segurança do paciente.

Abstract

Introdução: Este artigo resulta de uma pesquisa de avaliação realizada pelo Grupo multiprofissional de Trabalho de Educação de Pacientes sobre o processo educativo realizada no âmbito hospitalar que procurou avaliar a educação de pacientes e familiares realizada pela equipe multiprofissional de saúde em um hospital universitário do sul do Brasil. Método: Pesquisa de avaliação desenvolvida em unidades de internação clínicas, cirúrgicas e pediátricas. A amostra foi de 149 pacientes, familiares/ acompanhantes. A coleta de dados utilizou um instrumento estruturado sobre o processo educativo, a atuação multiprofissional e a compreensão da educação recebida. Resultados: Dentre os 149 participantes, 75 (50,3%) composto por pacientes e 74 (49,7%) por familiares/acompanhantes. A maioria (94,6%) recebeu orientações realizadas por médicos e enfermeiros; 91,2% referiu que compreendeu a orientação educativa. Cerca de (90,6%) dos participantes conhecia o seu problema de saúde ou o do seu familiar e 81,9% sentiam-se seguros para assumir o cuidado. Conclusão: A educação ocorre em diferentes cenários do hospital. Entretanto, há necessidade de incrementar a participação de diferentes profissionais na educação, potencializando o planejamento terapêutico multiprofissional na perspectiva da segurança no cuidado.

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Author Biographies

Elisabeth de Fátima da Silva Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.

Serviço de Educação em Enfermagem

Giovana Ely Flores, Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS, Brasil.

Serviço de Educação em Enfermagem

Juliana da Silva Winter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.

Serviço de Farmacia

Celia Mariana Barbosa de Souza, Universidade do Vale do Rio do Sinos. São Leopoldo, RS, Brasil.

Serviço de Medicina Ocupacional

Amália de Fátima Lucena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Professora Associada da Escola de Enfermagem da UFRGS Coordenadora da Comissão do Processo de  Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Published

2023-01-06

How to Cite

1.
de Fátima da Silva Lopes E, Ely Flores G, da Silva Winter J, Barbosa de Souza CM, de Fátima Lucena A. Processo de educação em saúde a pacientes e familiares na perspectiva do cuidado seguro. Clin Biomed Res [Internet]. 2023 Jan. 6 [cited 2025 Aug. 11];42(3). Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/120446

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