Olhares em dobra: relações entre arte, ecologia e saúde

Autores

  • Cláudio Tarouco de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande — FURG, Rio Grande/RS / Universidade Federal de Pelotas — UFPel, Pelotas/RS http://orcid.org/0000-0002-7982-5878

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.91250

Palavras-chave:

Fotografia. Ecologia. Multiplicidade.

Resumo

O projeto de pesquisa “A produção de subjetividade em Félix Guattari: experiências com arte, ecologia e saúde” acolhe pesquisadores em níveis de mestrado e iniciação científica, além de configurar um território cartográfico de incursões sob minhas próprias implicações enquanto professor/artista/orientador. Nesse sentido, este ensaio visual é resultado de uma investigação em meus próprios arquivos fotográficos. O caminho que me leva a esses arquivos se engendra no exercício de orientações junto ao Grupo de Pesquisa Arte, Ecologia e Saúde – GPAES/UFPel, porque é nessa prática que, por vezes, reconheço no outro as minhas inquietações e lembranças. Na tessitura orgânica da orientação, encontro vasão para prospectar em minhas fotografias um fio condutor que me desvele, embora parcialmente. Essa dobra sobre si revela a importância de olhar-se por meio das próprias produções. Assim, as imagens aqui compartilhadas pretendem promover multiplicidades a partir das relações entre arte, ecologia e saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Tarouco de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande — FURG, Rio Grande/RS / Universidade Federal de Pelotas — UFPel, Pelotas/RS

Professor Adjunto do Instituto de Letras e Artes - ILA da Universidade Federal do Rio Grande - FURG/RS. Membro do Grupo de Pesquisa Arte, Ecologia e Saúde - (GPAES/CNPq), compõe o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Graduado em Artes Visuais Licenciatura pela FURG. Mestre e Doutor em Educação Ambiental (FURG) e Pós-Doutor em Artes Visuais pela UFPel. Possui experiência na área de Artes Visuais e Educação, com ênfase em Audiovisual, Fotografia e Educação Ambiental. Atuando principalmente nos seguintes temas: arte e ecologia, arte e saúde mental, ecosofia e Biorrizoma. Participa regularmente de exposições no Brasil e no exterior apresentando sua produção em poéticas visuais.

Downloads

Publicado

2020-04-02

Como Citar

AZEVEDO, C. T. de. Olhares em dobra: relações entre arte, ecologia e saúde. Revista GEARTE, [S. l.], v. 7, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/2357-9854.91250. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/91250. Acesso em: 1 jul. 2022.