Do outro lado do espelho: na aula de artes visuais

Autores

  • Teresa Torres de Eça Universidade Aberta de Lisboa – UAL, Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.88483

Palavras-chave:

Educação. Artes visuais. Curriculum. Domínios de aprendizagem. Pedagogia do caminho.

Resumo

Este breve ensaio, apresenta uma reflexão sobre as artes visuais na educação, ou utilizando outro termo uma reflexão sobre a educação artística a partir de um olhar sobre conceções de arte do século vinte e abordagens passadas ao currículo das artes visuais nas escolas de vários países. Parte-se de uma discussão sobre aspetos da arte na educação propondo uma visão centrada no caminhar junto como metodologia didática baseada em pedagogias ecológicas. São tecidas considerações sobre a aula de artes visuais e sobre o processo artístico como processo didático encarando a aprendizagem como um percurso onde se provocam encontros e se criam situações relacionais e por fim apela-se para a urgência de voltar a integrar a dimensão emocional, inerente ao bem estar, nas situações de aprendizagem através da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Torres de Eça, Universidade Aberta de Lisboa – UAL, Lisboa

Artista Plástica e Professora de Artes Visuais. Doutorada pela Universidade de Surrey Roehampton (UK). Presidente da International Society for Education Through Art-InSEA desde 2014; Presidente da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual – APECV desde 2008; Diretora do Centro de Formação de Professores Almada Negreiros (APECV); Artista Plástica e Professora de Artes Visuais na Escola Secundária Alves Martins. Colabora com o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) – Universidade Aberta, Portugal.

Referências

ALLISON, Brian. Identifying the Core in Art and Design. Journal of Art & Design Education. v.1, n.1, p. 59-66, 1982.

ANADÓN, José Luis Cenis. La investigació amb cucs de seda - La seda com a biomaterial en medicina regenerativa. In: Universidade de Valencia. Mètode 2014 - 80. La ciència de la premsa - Hivern 2013/14. Disponível em: https://metode.cat/revistes-metode/dossiers/investigacio-cucs-seda.html. Acesso em: 15 nov. 2018.

ATKINSON, Dennis. Disobedience. In: COUTTS, Glen & EÇA, Teresa T. (Eds) Learning through the art: Lessons for the 21 century. InSEA Publications, 2019 (no prelo).

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 2000.

BURGESS, Lesley; ADDISON, Nicholas. Contemporary art in schools: why bother? In: HICKMAN, Richard. (ed) Art education: meaning, purpose and direction. London: Continuum, 2000.

DEB. Competências Essenciais para o Ensino Básico. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação, 2001.

DELEUZE, Gilles. ‘What is a Dispositif?’. In: ARMSTRONG, Timothy. J. (ed.). Michel Foucault: Philosopher. Harlow: Pearson Education, 1991. p. 159–68.

DOBBS, Stephen. The DBAE Handbook: an overview of Discipline Based Art Education. Santa Monica: Getty Center for the Arts,1992.

EDMONSTON, Paul. A rationale for a curriculum in the visual arts. Journal of Art & Design Education. v.1, n.1, p.59-66, 1982.

EFLAND, Arthur; FREEDMAN, Kerry; STUHR, Patricia. Postmodern Art Education: an approach to curriculum. Reston, VA: National Art Education Association, 1995.

EFLAND, Arthur D. Culture, Society, art and Education in a Postmodern World. Comunicação apresentada na conferência da INSEA em Taiwan, 1999.

HERNÁNDEZ, Fernando. Educación y Cultura Visual. Sevilla: Morón, 1997.

RAMOS, María Elena. ÉTICA-ESTÉTICA-POLÍTICA. Catálogo da Colectiva de 18 artistas. Galería GBG Arts: Caracas, Venezuela, 2013.

ROSS, Malcolm. National Curriculum Art and Music. Journal of Art & Design Education, v. 14, n. 3, p. 271-276, 1995.

SANTOS, João dos. Ensaios sobre Educação. A Criança quem é? 2º Edição Lisboa: Livros Horizonte, 1991.

STENGERS, Isabelle. Experimenting with refrains: subjectivity and the challenge of escaping modern dualism. Subjectivity, v. 22, p. 38–59, 2008.

SWIFT, John.; STEERS, John. A manifesto for art in schools. Journal of Art & Design Education, v. 18, n. 1, p. 7-13, 1999.

VALADARES, Jorge ; GRAÇA, Margarida. Avaliando para melhorar a aprendizagem. Coimbra: Plátano Editora,1998.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

EÇA, T. T. de. Do outro lado do espelho: na aula de artes visuais. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 3, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.88483. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/88483. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Diálogos entre o Ensino de Artes Visuais no Brasil e em outros contextos