Ensino de artes visuais e Políticas Públicas Educacionais

Autores/as

  • Maria Helena Wagner Rossi Universidade de Caxias do Sul – UCS, Caxias do Sul/RS, Brasil
  • Ana Del Tabor Vasconcelos Magalhães Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém/PA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.86353

Resumen

Ensino de artes visuais e Políticas Públicas Educacionais

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Helena Wagner Rossi, Universidade de Caxias do Sul – UCS, Caxias do Sul/RS, Brasil

Graduada em Licenciatura em Desenho e Plástica. Mestre e Doutora em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Titular da Universidade de Caxias do Sul (UCS) no Curso de Artes Visuais. Professora de Arte aposentada da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Líder do Grupo Interdisciplinar Arte, Cultura e Patrimônio - CNPq/UCS e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE) - CNPq/PPGEDU/UFRGS. É coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Caxias do Sul. É membro do Conselho de Representantes da FAEB. Foi vice-presidente da FAEB (Federação de Arte-Educadores do Brasil no biênio 2014-2016). Tem publicado artigos em revistas e capítulos de livros sobre leitura de imagens e compreensão estético-visual. É autora do livro Imagens que falam: leitura da arte na escola, publicado pela Editora Mediação (5ª ed.: 2011; PNBE: 2011).

Ana Del Tabor Vasconcelos Magalhães, Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém/PA, Brasil

Doutoranda em Artes - Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – Linha de Pesquisa Artes e Experiências Interartes na Educação. Mestre em Educação pela Universidade da Amazônia (UNAMA), Licenciada em Educação Artística Habilitação em Artes Plásticas, Professora Adjunta da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação ICED/UFPA. Membro da Federação de Arte Educadores do Brasil (FAEB).

Citas

RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. São Paulo: Cortez, 2009.

SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão. Entrevista com o Professor António Nóvoa. In: Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 633-645, abr.- jun. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0101-733020120002 e http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000200016. Acesso em: 22 ago. 2018.

Publicado

2018-08-31

Cómo citar

ROSSI, M. H. W.; MAGALHÃES, A. D. T. V. Ensino de artes visuais e Políticas Públicas Educacionais. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 2, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.86353. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/86353. Acesso em: 9 may. 2025.

Número

Sección

Ensino de artes visuais e Políticas Públicas Educacionais