Design Reverso: uma nova abordagem para análise e desenvolvimento de artefatos
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.75203Palabras clave:
Design. Design Reverso. Metodologia e desenvolvimento de artefatos.Resumen
Este artigo possui como objetivo apresentar o Design Reverso, que consiste em uma nova abordagem de desenvolvimento de produtos, e para tal realizou-se uma análise das metodologias de design de 1920 até os dias atuais, com o propósito de demonstrar que estas mantêm uma estrutura semelhante e linear de desenvolvimento de produtos. Já o Design Reverso tem como premissa, de forma diferenciada das metodologias vigentes de design, partir de um artefato já existente para chegar a uma nova solução, sendo composta por duas etapas de análise: generalista e estruturada. Essa abordagem ainda se encontra em fase de desenvolvimento e, por isso, este artigo não apresenta resultados conclusivos. O Design Reverso não possui a pretensão de ser uma nova metodologia, mas sim uma ferramenta de apoio, que pode contribuir ou complementar as metodologias vigentes, colaborando principalmente com os docentes e acadêmicos de design, uma vez que possibilitará uma nova forma de desenvolvimento de produtos.
Descargas
Citas
BÜRDEK. Bernhard E. História, teoria e prática do design de produtos. Trad. Freddy Van Camp. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.
GONZALEZ CARDOZO, Carlos Aurelio. Manufatura digital aplicada no contexto de engenharia reversa: estudo de caso: protótipo virtual do avião Blériot. 2012. 105 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP, 2012.
DIAS, Adriano Batista. Engenharia reversa: uma porta ainda aberta. Recife: FUNDAJ, 1996.
GROPIUS, Walter. Bauhaus: novarquitetura. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2004.
JONES, John Christopher. Design methods: seeds of human futures. 2. ed. London: John Wiley & Sons Ltd., 1992.
MARTINS, Roseane F. de Freitas; VAN DER LINDEN, Júlio Carlos de Souza (Org.). Pelos caminhos do design: metodologia de projeto. Londrina: Eduel, 2012.
MUNARI, Bruno. Cómo nacen los objetos?: apuntes para una metodologia proyectual. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 2011.
NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil: origens e instalação. Rio de Janeiro: 2AB, 2000.
VASCONCELOS, Luis Arthur Leite de. Uma investigação em metodologias de design. 2009. 94 f. Projeto de Conclusão do Curso (Curso de Design) – Departamento de Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
VELA, João Carlos. Design de produto: as concepções de formação pela perspectiva de seus docentes. São Paulo: Ed. Blucher, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los lectores son libres para transferir, imprimir y utilizar los artículos publicados en la Revista, a condición de que haya siempre mención explícita al (a los) autor(es) y a la Revista GEARTE y que no haya cualquier alteración en el trabajo original. Cualquier otro uso de los textos tiene que ser aprobado por el(los) autor(es) y por la Revista. Al someter un artículo a la Revista GEARTE y tenerlo aprobado, los autores están de acuerdo en ceder, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista: los derechos de primera publicación y el permiso para que la Revista redistribuya ese artículo y sus metadatos a los servicios de indización y referencia que sus editores juzguen apropiados.
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons 4.0 Internacional.
















