Corpo (i)ética: arte, corpo e produção de sentidos na educação de jovens e adultos (EJA)
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.70992Keywords:
Arte. Corpo. Sentido. Aprendizagem. EJA.Abstract
Este texto pretende apresentar a experiência de intervenção junto a uma escola municipal de jovens e adultos de Vitória (ES), onde realizamos oficinas corporais-artísticas com o intuito de produzir sentidos insuspeitos no processo de aprendizagem. Utilizando-nos dos conceitos filosóficos de Deleuze e Guattari e de recursos como instalações artísticas interativas, procuramos produzir uma aprendizagem que interviesse no campo afetivo dos estudantes, de modo a tocarmos em suas concepções e modos de sentir. Destacamos aqui o caráter político, ético e estético destas intervenções, na medida em que abordaram temas como a misoginia e ecologia (política), movimentando os valores nos corpos (ética), a partir da ação sobre a sensibilidade (estética).Downloads
References
BARROS, Letícia; BARROS, Maria Elizabeth. O problema da análise em pesquisa cartográfica. Fractal Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, UFF, v. 25, n. 2, p. 373-390, maio/ago. 2013.
BERIO, Luciano. Visage. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=j3uv6ZTu9K8>.
DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. São Paulo: Editora 34, 1997.
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2003.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
FREIRE, P. Ideais, mitos e utopias no final do séc. XX. Conferência ministrada na Universidade de Buenos Aires, Argentina. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=eadsgLbBJ8g>. Acesso em: 29 jan. 2017.
GUATTARI, Félix. As Três Ecologias. Campinas: Papirus, 1990.
MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política de espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
OITICICA, Hélio. Penetráveis. Rio de Janeiro: Centro de Arte Hélio Oiticica, 1962.
PAULON, Simone; ROMAGNOLI, R. Pesquisa-intervenção e cartografia: melindres e meandros metodológicos. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, UERJ, n.1, p.85-102, jan./abr., 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Readers are free to download, print and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention of the author (s) and GEARTE Journal and that there is no change in the original work. Any other use of the texts must be approved by the author (s) and the Journal. Upon submitting an article to GEARTE Journal and having it approved, the authors agree to assign, without remuneration, the following rights to the Journal: authors are allowed to publish and distribute their work online in institutional/disciplinary repositories or on their personal page.
This journal uses a Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.