Primavera: uma estação com arte
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.65988Palavras-chave:
Arte/Educação. Educação Infantil. Mediação Cultural. Abordagem Triangular. Pedagogia Sistêmica.Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre uma experiência de arte/educação na educação infantil. Esta experiência ocorreu em Madri, Espanha, tendo como tema a primavera, uma estação do ano que geralmente se trabalha de maneira recorrente nas escolas. As flores e a luz da estação dão muitas possibilidades, sendo importante trabalhar não só as flores de papel ou as imagens coloridas, mas com o próprio entorno que nos mostra uma riqueza maravilhosa para observar, desfrutar e comentar. Um conto é um ótimo contexto para iniciar o tema com um grupo de oito crianças de 28 a 40 meses. Pouco a pouco vamos introduzindo mais informações, mais elementos visuais e vamos abrindo novas janelas associadas ao tema. A partir do conto entramos em temas como: o baile, as flores, o jardim, os ouriços e as borboletas. Desenvolver estes temas desde a arte/educação de maneira fluida e significativa proporciona momentos mágicos com as crianças dentro e fora da aula. Para este trabalho, a professora arte/educadora que realizou a proposta com o grupo, utilizou uma metodologia em aula colocando em prática a “Abordagem Triangular para o ensino da arte”, sistematizada por Ana Mae Barbosa e a “Pedagogia Sistêmica Fenomenológica” com o enfoque de Bert Herllinger, mais os anos de experiência e intercâmbios profissionais com muitos parceiros das áreas da arte/educação e da educação infantil.
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