Docência superior mediada pela imagem veiculada pelas tecnologias digitais –dicotomia entre a dimensão instrumental e o discurso das visualidades

Autores

  • Rosilei Mielke Universidade Federal da Paraíba - UFPB - Rio Tinto/PB Universidade Católica Dom Bosco — UCDB - Campo Grande/MS
  • Blanca Martín Salvago Universidade Católica Dom Bosco — UCDB - Campo Grande/MS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.62230

Palavras-chave:

Imagem, Tecnologias digitais, Docência Ensino Superior

Resumo

Este artigo discute a utilização da imagem veiculada pelas tecnologias digitais no processo de mediação na docência do ensino superior, a dicotomia entre a sua dimensão instrumental e o discurso das visualidades, com uma abordagem sobre a cultura visual e a educação contemporânea. Analisa-se as demandas dos estudantes em relação à imagem e às tecnologias digitais, as posturas apresentadas pelos docentes e algumas posturas que a realidade exige para o desenvolvimento de uma perspectiva pedagógica interativa, potencializadora, emancipadora e participativa. As investigações, que neste primeiro momento contemplam a pesquisa bibliográfica, apontam para um entendimento da inserção das imagens veiculadas pelas tecnologias digitais como fundamento, como conteúdo e como construtora de conhecimento, pode ser um caminho para transformações significativas no processo de ensino-aprendizagem na formação de novos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosilei Mielke, Universidade Federal da Paraíba - UFPB - Rio Tinto/PB Universidade Católica Dom Bosco — UCDB - Campo Grande/MS

Concluinte da Especialização em Docência no Ensino Superior da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB; Mestranda do Programa de Pós-graduação Associado em Artes Visuais – Universidade Federal da Paraíba – UFPB / Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Membro do GPEAV – Grupo de Pesquisa em Educação e Artes Visuais. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade do Contestado – UNC; Pós-graduação Lato Sensu: Especialista em Linguística, Letras e Artes – Área de Concentração em Arte-Educação: Fundamentos e aplicação, pela Universidade do Contestado – UNC.

Blanca Martín Salvago, Universidade Católica Dom Bosco — UCDB - Campo Grande/MS

Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia de Granada (Espanha). Licenciada em Letras pela Universidade Católica Dom Bosco (Campo Grande – MS). Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália). Atualmente é professora titular da Universidade Católica Dom Bosco (Campo Grande-MS), com o cargo de Coordenadora Pedagógica da UCDB Virtual. Membro do GETED – grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Educacional e Educação a Distância

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

MIELKE, R.; SALVAGO, B. M. Docência superior mediada pela imagem veiculada pelas tecnologias digitais –dicotomia entre a dimensão instrumental e o discurso das visualidades. Revista GEARTE, [S. l.], v. 3, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/2357-9854.62230. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/62230. Acesso em: 1 jul. 2022.