Museu Efêmero: O Museu é o Mundo. Narrativas artísticas contemporâneas e patrimônio. Mobilização de relações entre pessoas, cidades e bens culturais.

Autores

  • Lilian do Amaral Nunes Universidade Estadual de São Paulo - UNESP - São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.49906

Palavras-chave:

museu efêmero, cartografia social, práticas artísticas, experimentação, ação coletiva.

Resumo

O artigo aborda uma investigação que opera a partir de relações entre pessoas, cidades e patrimônio;  articula os conceitos de Cartografias Culturais – sensibilidade e tecnicidade – e complementa-se com noções de Cartografia Social. Propõe pensar o mundo como um "museu" articulador do passado e do futuro, isto é, de  memória  e  experimentação  por meio da criatividade social, ação coletiva e práticas artísticas;  um museu "explorador" do que no passado há de vozes excluídas, de alteridade e "resíduos", de memórias esquecidas. Ao estabelecermos uma aproximação entre  museu e cidade, a cartografia social e cultural pode se converter em lugar onde se encontrem e dialoguem as múltiplas narrativas e as diversas temporalidades do mundo. Museu Efêmero pretende investigar as memórias e conectar cidades em rede por meio da experimentação e de dispositivos desenvolvidos nas práticas contemporãneas em artes e culturas visuais em contextos locais e iberoamericanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian do Amaral Nunes, Universidade Estadual de São Paulo - UNESP - São Paulo/SP

Artista Visual, Pesquisadora e Curadora Independente. Pós-Doutoranda e docente junto ao Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da UFG. Pós-Doutorado em Arte, Ciência e Tecnologia pelo IA/UNESP. Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Graduada em Licenciatura em Artes pela Fundação Armando Álvares Penteado FAAP. Pesquisadora Capes/CNPq - GIIP - Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergência entre Arte, Ciência e Tecnologia – IA/UNESP. Ministra conferências, cursos e workshops relacionados à revitalização urbana, memória, imaginário social e práticas artísticas colaborativas. Extensa produção de Vídeos e Documentários. Pesquisadora no Campo da Museologia Urbana Contemporânea com ênfase em Curadoria e processos colaborativos, Arte Pública, Preservação do Patrimônio Material e Imaterial, Educação Patrimonial e Cidades Criativas.

Downloads

Publicado

2014-08-29

Como Citar

NUNES, L. do A. Museu Efêmero: O Museu é o Mundo. Narrativas artísticas contemporâneas e patrimônio. Mobilização de relações entre pessoas, cidades e bens culturais. Revista GEARTE, [S. l.], v. 1, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/2357-9854.49906. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/49906. Acesso em: 1 jul. 2022.