A pesquisa no campo da arte-educação visual e o ensino da arte na educação básica

Autores

  • Maria Helena Wagner Rossi Universidade de Caxias do Sul - UCS - Caxias do Sul/RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.46548

Palavras-chave:

arte-educação, educação básica, pós-graduação

Resumo

O texto tem o objetivo de refletir sobre o tema “A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica. Para tal, situa as reflexões num contexto mais amplo, considerando o papel da educação básica na superação do subdesenvolvimento do país, abordando brevemente as relações entre desenvolvimento, cultura e educação, para, então, enfocar o campo da arte-educação visual em algumas dimensões, tais como: a disciplina Arte na educação básica, os cursos de formação de professores e o contexto da pesquisa no campo da arte-educação visual nos cursos de pós-graduação em educação. Sem a pretensão de dar respostas ou apontar soluções, o texto se propõe a formular perguntas, visando provocar novas reflexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Wagner Rossi, Universidade de Caxias do Sul - UCS - Caxias do Sul/RS

Cursou Licenciatura em Desenho e Plástica, Mestrado e Doutorado em Educação na UFRGS. É professora de Arte aposentada da rede estadual de ensino do RS. Desde o início da década de oitenta é professora/pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul (UCS) nos cursos: Artes Visuais, Pedagogia e Psicologia. É líder do Grupo Interdisciplinar Arte, Cultura e Patrimônio – CNPq/UCS e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Arte (GEARTE) – CNPq/PPGEDU/UFRGS. Tem publicado artigos em revistas e capítulos de livros sobre leitura de imagens e compreensão estética visual. É autora do livro Imagens que falam: leitura da arte na escola, publicado pela Editora Mediação (5ª edição: 2011; PNBE: 2011).

Downloads

Publicado

2014-04-26

Como Citar

ROSSI, M. H. W. A pesquisa no campo da arte-educação visual e o ensino da arte na educação básica. Revista GEARTE, [S. l.], v. 1, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/2357-9854.46548. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/46548. Acesso em: 28 mar. 2024.