Pensando Moçambique

Autores

  • Umbelina Barreto Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre/RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.46539

Resumo

Ensaio visual, denominado Pensando Moçambique, realizado em Maputo / Moçambique durante viagem acadêmica ao país africano em 2010. A obra está vinculada diretamente à pesquisa em ensino de artes visuais, tendo sido essencial para a leitura do outro, possibilitando uma interlocução sem reducionismos, constituída de múltiplas histórias. Entre pontes e janelas, entrelaçadas em distintas poéticas, o imaginário e a criatividade fazem aparecer no ordenamento sequencial o que está escondido na imagem, e que vai sendo desenvolvido em ruptura na reeducação visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Umbelina Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre/RS

Possui Graduação em Artes Plásticas/ Habilitação Desenho e Pintura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é Professora Adjunta, nível IV, do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE) ligado ao PPGEDU da Faculdade de Educação da UFRGS. Possui experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Desenho e Pintura, e tem realizado produção regular em poéticas visuais, além de exposições bienais. Na pesquisa tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: Ensino e Pesquisa da Linguagem do Desenho, Pesquisa da Linguagem da Pintura e Ensino e Pesquisa em Semiótica Discursiva. Tem realizado pesquisas na área de Semiótica, Filosofia da Arte e Epistemologia da Arte. 

Downloads

Publicado

2014-04-25

Como Citar

BARRETO, U. Pensando Moçambique. Revista GEARTE, [S. l.], v. 1, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/2357-9854.46539. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/46539. Acesso em: 1 jul. 2022.