Educação digital e acervos audiovisuais nas escolas brasileiras: possibilidades e atravessamentos
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.147407Palavras-chave:
PALAVRAS-CHAVE Política Nacional de Educação Digital, Estratégia Nacional Escolas Conectadas, Lei nº 13.006/2014, Cinema na escola, Proposta de Programa Nacional de Cinema na EscolaResumo
O artigo aborda a relação entre educação, acervos audiovisuais digitais e políticas públicas, tal como a Lei nº 14.533/23, que instituiu a Política Nacional de Educação Digital (PNED). A ênfase dada aos acervos audiovisuais leva em consideração que mais de 80% do conteúdo da internet é audiovisual. A ausência dessa linguagem na PNED inspira questionamentos sobre como essa política influenciará a formação docente diante dos desafios contemporâneos. Discute-se iniciativas desenvolvidas por universidades públicas brasileiras que articulam encontros entre acervos digitais audiovisuais e diferentes contextos educativos, favorecendo novas formas de produção coletiva e colaborativa de conhecimento.
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