O novo medo e o medo do novo: o (des)encantamento no consumo de (des)informação

Autores

  • Fabiane Villela Marroni Centro de Pesquisas Sociossemióticas — CPS, São Paulo/SP, Brasil; Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil
  • Analice Dutra Pillar Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.128558

Palavras-chave:

Semiótica, Manipulação, Sincretismo de linguagens

Resumo

O presente trabalho visa propor uma reflexão crítica sobre os processos de persuasão/manipulação em Mídias Digitais Contemporâneas (MDC), a partir de temáticas políticas e sociais que circularam neste meio entre os anos de 2018 e 2019, marcados por um ambiente polarizado. Para um recorte mais específico, o corpus de análise foi selecionado a partir de dados disponibilizados por agências de fact-checking e do microblog Twitter.

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Biografia do Autor

Fabiane Villela Marroni, Centro de Pesquisas Sociossemióticas — CPS, São Paulo/SP, Brasil; Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorado em Educação. Professora adjunta da Universidade Católica de Pelotas, de 1996 a 2020. Atua com temas relacionados à semiótica discursiva (semiótica visual e semiótica sincrética) e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Pesquisadora e professora associada do Centro de Pesquisas Sociossemóticas do PEPGCOS da PUC-SP desde 1998 e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE) do PPGEDU/UFRGS.

Analice Dutra Pillar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de ensino de artes visuais. Doutora e mestre em Artes pela Universidade de São Paulo e graduada em Artes Plásticas pela UFRGS. Realizou pós-doutorado na Universidad Complutense de Madrid. Pesquisadora do CNPq. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/UFRGS/CNPq). É editora-chefe da Revista GEARTE.

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Publicado

2022-11-18

Como Citar

MARRONI, F. V. .; PILLAR, A. D. . O novo medo e o medo do novo: o (des)encantamento no consumo de (des)informação. Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.128558. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/128558. Acesso em: 29 mar. 2023.

Edição

Seção

Dossiê GEARTE: 25 anos