GEARTE: 25 anos de pesquisas em educação e arte

Autores

  • Analice Dutra Pillar Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil
  • Maria Helena Wagner Rossi Universidade de Caxias do Sul — UCS, Caxias do Sul/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.128440

Palavras-chave:

GEARTE, Grupo de Pesquisa em Educação e Arte, Rede de Pesquisa, Revista GEARTE

Resumo

Este texto visa mostrar a trajetória do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte, de 1997 a 2022, através das mais de 60 pesquisas realizadas por seus participantes; dos enfoques teóricos adotados; da criação de uma rede de pesquisas envolvendo professores e pesquisadores de diferentes universidades do país e de outros países, de Institutos Federais de Educação e de Secretarias Municipais de Educação; da publicação da Revista GEARTE; e da inscrição de um canal no YouTube. Trata-se de um dos primeiros grupos em educação e arte cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/Brasil). As discussões dos trabalhos envolveram não só os participantes do grupo, mas a avaliação e assessoria de pesquisadores com grande reconhecimento nacional e internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Analice Dutra Pillar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de ensino de artes visuais. Doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Artes pela USP e graduada em Artes Plásticas pela UFRGS. Realizou Pós-Doutorado na Universidad Complutense de Madrid. Pesquisadora do CNPq. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/UFRGS/CNPq). É Editora-Chefe da Revista GEARTE.

Maria Helena Wagner Rossi, Universidade de Caxias do Sul — UCS, Caxias do Sul/RS, Brasil

Professora Titular aposentada do curso de Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul. Professora de Arte aposentada da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE) – CNPq/PPGEDU/UFRGS. Associada e membro do conselho consultivo da Faeb (Federação de Arte-Educadores do Brasil) e associada da InSEA (International Society for Education through Art). Tem publicado artigos em revistas e capítulos de livros sobre leitura de imagens e compreensão estético-visual. É autora do livro Imagens que falam: leitura da arte na escola.

Referências

ABREU, Bento. Revista Bravo! desenho, design e desígnios na perspectiva dos estudos da cultura visual. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

ACASO, María. Esto no son las torres gemelas: cómo aprehender a leer la televisión y otras imágenes. Madrid: Catarata, 2006.

ACASO, María. La educación artística no son manualidades. Madrid: Catarata, 2009.

ALVES, Flávia Leal. Escolinha de Arte da UFRGS (1960-2011): 51 anos de arte/educação. Curitiba: Appris, 2021.

ARMANDO, Elisete. O papel do tutor a distância no curso de licenciatura em artes visuais – EAD: interação e efeitos de sentido. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

AZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves de. A abordagem triangular no ensino das artes como teoria e a pesquisa como experiência criadora. Jaboatão dos Guararapes, PE: SESC, 2016.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da. (Orgs.). Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

BARRETO, Umbelina Duarte. Espiando pelo buraco da fechadura: o conhecimento de artes visuais em nova chave. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2008. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

BON, Gabriela. Mediação profissional em instituições museais de Porto Alegre: interações discursivas. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

BON, Gabriela. Discursos e práticas de mediação em espaços museais no Brasil e na Espanha: Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Museo del Prado e Espacio Fundación Telefónica. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2016. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

CAMPOS, Juliano de. Princesa preta não existe: o ensino de arte entre telas e infâncias. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

CAPRA, Carmen. Ensino de artes visuais: experiência estética e prática docente. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

CONCEIÇÃO, Simone Rocha da. De “O Incrível Mundo de Gumball” à Glitch Art: competências e estratégias para apreensão de produções audiovisuais em contextos educativos. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

COSSA, Lourenço. Processo de significação dos conhecimentos em arte no ensino em Moçambique. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2013. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

CUNHA, Gládis Franck da. Interação e meio: a filtragem do mundo. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 1999. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Educação e cultura visual: uma trama entre imagens e infância. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2005. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

EVALTE, Tatiana Telch. Para entender o livro-brinquedo: arte e literatura na infância. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

EVALTE, Tatiana Telch. (Re)pensando as artes visuais na formação do pedagogo: estratégias para a leitura de imagens. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2019. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

FRANÇOIS, Marlene Ramires. Ciranda de arte: leitura de textos/obras tridimensionais da artista Katsuko Nakano. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2007. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

FROTA, Ana Laura Rolim da. O sincretismo nas imagens móveis: DVD “O universo da arte – Fayga Ostrower”. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

GABRE, Solange. Habitar o museu com a criança pequena. Curitiba: Appris, 2021.

GALVANI, Mara Aparecida Magero. Leitura e releitura no ensino fundamental: cidade e arte. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

GIORDANO. Liliane. Uma proposta de imersão no processo da fotografia e na leitura de imagens. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

HABEYCHE, Gisela. Banquete de imagens: a complexidade do instrumento vocal. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

HOFSTAETTER, Andrea. Um objeto propositor poético: objetos de aprendizagem e referenciais artísticos. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2019. Pós-Doutorado — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

ICLE, Gilberto. Teatro e construção de conhecimento. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2002.

KEHRWALD, Maria Isabel Petry. Processo criativo e ensino da arte: mudanças e permanências. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

KEHRWALD, Maria Isabel Petry. Ensino da arte e as astúcias da intertextualidade: pedagogias do olhar. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2009. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

KRUG, Rosana. Corpo-matéria: a construção do sentido no processo de criação de livro de artista com arte/educadores. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

LEDUR, Rejane Reckziegel. Arte contemporânea e produção de sentidos no ensino da arte: a experiência estética dos alunos na Bienal do Mercosul sob o olhar da semiótica discursiva. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2013. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

LERM, Ruth Rejane Perleberg. Leitura de textos sincréticos: relações entre o verbal e o não-verbal em Diário de Bordo de José Bessa. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

LERM, Ruth Rejane Perleberg. Leitura de textos sincréticos verbovisuais: relações entre linguagens em (fan)zines brasileiros. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2017. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

LINO, Dulcimarta Lemos. Pensar com sons: um estudo da notação musical como um sistema de representação. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998.

MARQUES, Tania Iwaszko. Do egocentrismo à descentração: a docência no ensino superior. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2005. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

MARRONI, Fabiane Villela. Tecnologia e semiótica: as novas formas de manipulação midiática. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2019. Pós-Doutorado — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

MEDEIROS, Rosana Fachel de. Bob Esponja: produções de sentidos sobre infâncias e masculinidades. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

MEDEIROS, Rosana Fachel de. Os adolescentes e os aparelhos celulares: visualidades contemporâneas. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2018. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

MEDEIROS, Rosana Fachel de. Pesquisa e docência: interlocuções entre o Ensino de Artes na escola e a disciplina de Educação e Artes Visuais na Universidade. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2020. Pós-Doutorado — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

MEIRA, Ana Marta. Olhares das crianças sobre a cidade de Porto Alegre: infância contemporânea, psicanálise, educação e arte. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2011. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

MEIRA, Marly. Filosofia da criação: reflexões sobre o sentido do sensível. Porto Alegre: Mediação, 2003.

NUNES, Marília Forgearini. Leitura mediada do livro de imagem no ensino fundamental: letramento visual, interação e sentido. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2013. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

PACHECO, Tatiana Perin. Uma turma, cinco professores, uma pesquisadora e um encontro: educação e cinema. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

PANOZZO, Neiva Petry. Literatura infantil: uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

PANOZZO, Neiva Petry. Leitura no entrelaçamento de linguagens: literatura infantil, processo educativo e mediação. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2007. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

PEIXE, Rita Petrykowski. Imagens que (re) constroem história: alegoria e narratividade visual da guerra sertaneja do contestado. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2012. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

PILLAR, Analice Dutra. Criança e televisão: leitura de imagens. Porto Alegre: Mediação, 2001.

PILLAR, Analice Dutra. Sincretismo em desenhos animados da TV: O Laboratório de Dexter. Dossiê Arte e Educação: arte criação e aprendizagem, Porto Alegre, v. 30, n. 2, p. 123-142, jul./dez. 2005.

PILLAR, Analice Dutra. Desenho animado e gênero: masculinidades em Bob Esponja. In: REBOUÇAS, Moema; COLA, César. (Orgs.). Espaços de formação em arte. Vitória: UFES, 2010. p. 147-160.

PILLAR, Analice Dutra. (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2012.

PILLAR, Analice Dutra; REGINATO, Tanise. Leituras de micronarrativas audiovisuais em contextos educativos: barquinhos de Tatajuba. In: RAMALHO, Sandra; SCOZ, Murilo; SANTOS, Célio Teodorico dos. (Orgs.). Ressonâncias semióticas. 1ed.Florianópolis: UDESC, 2020a, v. 1, p. 46-62. (e-book).

PILLAR, Analice Dutra; GOULART, Manuela P. Arte contemporânea e ensino da arte: leituras da videoarte Cinema Lascado. In: BARROS, Ângelo Roberto Silva; BAHURY, Michelle de Sousa. (Orgs.). Cultura, educação, identidade e linguagens. 1ed. Olinda: Livro Rápido, 2020b. p. 57-70.

POHLMANN, Ângela Raffin. Pontos de passagem: o tempo no processo de criação. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2005. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

PONTES, Gilvânia Maurício Dias de. Arte na educação da infância: saberes e práticas da dimensão. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2013. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

PONTES, Gilvânia Maurício Dias de. Artes visuais na educação infantil: processos de formação de mediadores na escola da infância. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2019. Pós-Doutorado — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

POZZI, Marion Divério Farias. Apreensão de sentidos em vídeos contemporâneos: contribuições teórico-metodológicas da semiótica à leitura de recursos de aprendizagem audiovisuais. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2013. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

REGINATO, Tanise. Micronarrativas visuais: possibilidades de olhar-imaginar em educação e arte. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.

RICHTER, Sandra Regina Simonis. Criança e pintura: ação e paixão do conhecer. Porto Alegre: Mediação, 2004.

RICHTER, Sandra Regina Simonis. A dimensão ficcional da arte na educação da infância. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2005. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2003.

ROSSI, Maria Helena Wagner. A estética no ensino das artes visuais. Educação & Realidade – Dossiê Arte e Educação: arte criação e aprendizagem, Porto Alegre, v. 30, n. 2, p. 49-69, jul./dez. 2005.

ROSSI, Maria Helena Wagner. Leitura visual e educação estética de crianças. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 213-229, ago. 2015.

SANTOS, Vera Bertoni dos. Brincadeira e conhecimento: do faz-de-conta à representação teatral. Porto Alegre: Mediação, 2002.

SILVA, Bruno Dorneles da. A gamificação a partir de suas críticas: uma leitura da relação games/aprendizagem pela arte/educação. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

SPRITZER, Mirna. A formação do ator: diálogo de ações. Porto Alegre: Mediação, 2003.

SPRITZER, Mirna. O corpo tornado voz: a experiência pedagógica da peça radiofônica. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 2005. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

Downloads

Publicado

2022-11-11

Como Citar

PILLAR, A. D. .; ROSSI, M. H. W. GEARTE: 25 anos de pesquisas em educação e arte. Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.128440. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/128440. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Dossiê GEARTE: 25 anos