Professor não se forma, se prepara

Autores

  • Sandra Regina Ramalho e Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.127243

Palavras-chave:

Preparação de Professores, Fontes Teóricas, Concepções Atuais

Resumo

Para abordar o complexo e dinâmico processo conhecido como “formação de professores”, volto à minha própria formação para retomar e propor a discussão sobre uma questão conceitual: formação ou preparação? Então, aponto ideias de autores que considero fundamentais para uma consistente base teórica: Maria Isabel da Cunha, Paulo Freire e Ana Mae Barbosa. Dirijo meu foco para professores que atualmente se ocupam da preparação de professores na UDESC, na graduação e na pós: Elaine Schmidlin, Jociele Lampert e Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva. E concluo mostrando um trabalho desenvolvido em junho de 2022 na Espanha por uma professora egressa da UDESC, Débora da Rocha Gaspar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Regina Ramalho e Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Professora e pesquisadora da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. É Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e fez pós-doutorado na França, em Semiótica Visual. Autora dos livros “Imagem também se lê”, “Moda também é texto”, “Sentidos à mesa” e “Diante de uma imagem”, organizou, em coautoria, dez outros títulos de livros. Foi Presidente da ANPAP, gestão 2007-2008 e é membro das Associações Nacional e Internacional de Críticos de Arte, de Associações de Semiótica e de Ensino de Arte. Em 2020, foi Investigadora Visitante na Universidade de Girona, Espanha.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Teoria e prática da Educação Artística. São Paulo: Cultrix, s.d. 115p.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 2000. 184p.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Mar8ns Fontes, 2010.

EISNER, Elliot & BARONE, Tom. Arts Based Research. California: SAGE, 2012.

FERNANDES, Natalia. Infância, direitos e participação: representações, práticas e poderes. Porto: Afrontamentos, 2009.

FONSECA DA SILVA, Maria Cristina da Rosa. Texto em resposta a entrevista a esta autora, em 28/06/2022.

FREIRE, Paulo. O compromisso do profissional com a sociedade. In: FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. 79p.

GASPAR, Débora da Rocha. Texto em resposta a entrevista a esta autora, em 31/06/22.

GREIMAS, Julien., & FONTANILLE, Jacques. Semiótica das paixões. São Paulo: Ática, 1993.

IRWIN, Rita., & GARCÍA SIERRA, Diego. La práctica de la a/r/tografía. In: Revista Educación Y Pedagogía, Colombia, Universidad de Antióquea, 25,65-66, 106–113, agosto de 2017. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/328771 Acesso em: 31 de maio 2022.

LAMPERT, Jociele. O ateliê de pintura como um laboratório de ensino e aprendizagem em Artes Visuais. Porto Arte: Revista de Artes Visuais. Porto Alegre: PPGAV- -UFRGS, v. 23, n. 39, p.1-9, jul.- -dez. 2018.

LAMPERT, Jociele. Texto em resposta a entrevista a esta autora, em 29/06/22.

MARTINS, Mirian Celeste. Provocando encuentros con el arte por las fisuras de la nutrición estética y mediación cultural. Pensamiento, palabra y obra, Bogotá,Epub, 22, 59-73, jul/dez 2019. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2011-804X2019000200059 Acesso em: 31 de maio 2022.

RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra Regina. Imagem também se lê (2ºed.). Rosari, 2009.

RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra Regina., Jardim Filho, Airton. Jordani. Estudos intertextuais na visualidade: uma abordagem para o ensino de arte? In: ANAIS DO ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS – ANPAP, 26º, 2017, Campinas. Memórias e InventAÇÕES. Campinas: PUC-Campinas, 2017, 609-622. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2017/PDF/EAV/26encontro______FILHO_Airton_Jordani_Jardim___OLIVEIRA_Sandra_Ramalho_e.pdf Acesso em: 31 de maio 2022.

ROLDÁN, Joaquín; MARÍN, Ricardo Viadel. Metodologías artísticas de Investigación en educación. Archidona: Aljibe, 2012.

ROLDÁN; Joaquín; MARÍN, Ricardo Viadel. (ed.) Ideas Visuales. Investigación Basada en Artes e Investigación artística. Granada: EUG., 2017.

SCHMIDLIN, Elaine. Texto em resposta e entrevista a esta autora, em 26/06/22.

Downloads

Publicado

2022-09-18

Como Citar

RAMALHO E OLIVEIRA, S. R. . Professor não se forma, se prepara. Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.127243. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/127243. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Artes Visuais e formação de professores