Heloisa Fénelon: experiências e metodologias no rito das artes tribais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.103728

Palavras-chave:

Arte e símbolo, Crítica de arte, Experiência, Taxinomias indígenas, Mito e rito

Resumo

O objeto desta análise é compreender a visão crítica, artística e antropológica de Heloisa Fénelon, ao expor suas experiências e metodologias no processo de empoderamento de códigos visuais, com a representação de animais nos ritos estabelecidos pelos povos das florestas. Consideramos sua ótica de artista ao tema, ao desenvolver uma análise específica de relacionar e compreender os desenhos indígenas por observação direta e comparada aos cânones acadêmicos. E aferimos possíveis taxinomias às crenças que abrangem o mito e o rito nas festas populares.

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Biografia do Autor

Carla Francisca Fatio, Universidade de São Paulo — USP, São Paulo/SP, Brasil

Bacharel em Comunicação Visual pela Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP (1985), Mestrado em Educação: Psicopedagogia pela Universidade de Santo Amaro - UNISA (2005), Mestrado em Artes Visuais e Ensino Aprendizagem pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - IA/UNESP (2009), Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina - PROLAM da Universidade de São Paulo USP (2012), Pós-Doutorado pela Escola de Comunicação e Artes ECA/PROLAM da Universidade de São Paulo - USP (2021). Faz parte do grupo de pesquisa do CNPq sob orientação da Professora Dra. Lisbeth Rebollo Gonçalves. Dedica-se aos estudos latino-americanos, em especial à I Bienal Latino-Americana de 1978. Possui outras especializações relacionadas. Em diferentes frentes, tem ministrado aulas e cursos por mais de 20 anos.

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Publicado

2023-11-04

Como Citar

FATIO, Carla Francisca. Heloisa Fénelon: experiências e metodologias no rito das artes tribais. Revista GEARTE, [S. l.], v. 10, 2023. DOI: 10.22456/2357-9854.103728. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/103728. Acesso em: 28 ago. 2025.

Edição

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Artigos