O fazer-manual de acessórios eletrônicos sensíveis: uma abordagem interdisciplinar de arte, moda e design

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.103620

Palavras-chave:

Acessórios sensíveis. Poéticas tecnológicas. Joias digitais.

Resumo

O artigo apresenta desdobramentos da condução de processos artísticos e pesquisas sobre possibilidades conceituais da computação vestível e o corpo do usuário, suas emoções e afetos. Descreve uma abordagem de ensino interdisciplinar, voltada à criação de acessórios interativos com capacidades de sensoriamento do corpo e do ambiente, e sua construção manual com técnicas tradicionais que trazem a dimensão do capital cultural das artesanias. Apresenta experiências práticas, que fomentaram reflexões e estabeleceram intercâmbios a partir da construção manual de vestimentas e joias, objetos dentre os mais legítimos suportes de memórias e narrativas contemporâneas de intimidade com o corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thatiane Mendes Duque, Universidade do Estado de Minas Gerais — UEMG, Belo Horizonte

Professora pesquisadora na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerias (UEMG). Coordenadora do Grupo Casulo – arte, design e tecnologias vestíveis sediado no Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias CEDGEM. Doutora em Poéticas Tecnológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Produções Artísticas e Investigação pela Universidade de Barcelona, Espanha (2010). Bacharel, com Licenciatura Plena, em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2007). Em 2013 fundou a startup Triskel que se baseia na criação de acessórios e roupas com computação vestível. Triskel foi selecionada e premiada pela aceleradora Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (SEED). Recebeu o prêmio em primeiro lugar no XVI Salão Nacional de Arte de Jataí em 2017, com a escultura vestível interativa: Jaula, e o prêmio Programa CoMciência – arte, ciência e tecnologia.

Adriano Aguiar Mol, Universidade do Estado de Minas Gerais — UEMG, Belo Horizonte

Doutor em Engenharia de Materiais pela REDEMAT (2016). Especialista em Design de Gemas e Joias pela Escola de Design/UEMG (2001). Graduado em Artes Plásticas pela Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (2000), com prévia graduação interrompida em Economia (UFMG, 1992-1994). Atuou por quinze anos na indústria e comércio de gemas e joias em nível nacional e internacional. Foi premiado em concursos de design de joias no Brasil, Bélgica e Hong Kong. Desde 2005 é professor da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG, onde desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão, com interesse nos seguintes temas: design de lapidação, gemologia e design de joias. Gestor de projetos de design aplicado ao setor e coordenador técnico da Pós-Graduação Design em Gema s e Joias desde 2007. Coordenador do Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias da Escola de Design desde 2018.

Referências

CASTILHO, Kathia. Moda e linguagem. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2004.

MANN, Steve. Wearable computing: a first step toward personal imaging computer. IEEE Computer, Washington, DC, v. 30, n. 2, p. 25-32, 1997.

MCKELLAR, Susie; SPARKE, Penny. Interior design and identity. Manchester: Manchester University Press, 2004.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação de massa como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.

MENDES, Thatiane; SALLES, Vanessa Madrona Moreira. Corpo humano em sintonia com a computação vestível. Pós, Belo Horizonte, v. 5, n. 10, p. 84-93, 2015.

PICARD, Rosalind. Affective computing. Massachusetts: MIT Press, 1998.

SOARES, Maria Regina Machado. O design de jóias entre a tradição da permanência e a invenção da obsolescência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN, 1., 2002, Brasília, DF. Anais […]. Brasília, DF: Laboratório de Estudos Integrados em Arquitetura, Design e Estruturas, 2002.

VILLAÇA, Nízia. A edição do corpo: tecnociência, artes e moda. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011.

WALLACE, Jayne. Journeys. 2006-2007. Jayne Wallace, [s. l.], 2018. Disponível em: https://www.jaynewallace.com/travel. Acesso em: 10 maio 2020.

Downloads

Publicado

2021-03-27

Como Citar

DUQUE, T. M.; MOL, A. A. O fazer-manual de acessórios eletrônicos sensíveis: uma abordagem interdisciplinar de arte, moda e design. Revista GEARTE, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2357-9854.103620. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/103620. Acesso em: 25 jun. 2022.

Edição

Seção

Ensino de Artes Visuais em diferentes campos