Una estética de la violencia presente en el cine brasileño y el apagón de las mujeres negras en las producciones audiovisuales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.100752

Palabras clave:

Mujeres negras. Cine. Visibilidad. Cineastas negras. Estética.

Resumen

Pensar en la historia del cine brasileño y las mujeres negras juntas todavía suena como una pareja muy distante, debido a la eliminación de estas productoras en la historia del cine en nuestro país. Este artículo se inició a partir de las preocupaciones que surgieron al investigar noticias publicadas por EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) con respecto a la participación de mujeres como cineastas y la no visibilidad de la participación de cineastas negras en este escenario. ¿No existían estas mujeres en este escenario o era otra consecuencia de la invisibilidad de nuestros cuerpos?

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Biografía del autor/a

Bárbara Cezano Rody, Universidade Federal de Pelotas — UFPel, Pelotas/RS

Possui graduação em Licenciatura pelo curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atuando em projeto de pesquisa em torno da fotografia, voltado para estudos sobre vivências cotidianas e seus imaginários em diferentes contextos, junto ao Núcleo de Pesquisa Photographein e desenvolvendo de forma autônoma a ideia do professor-artista pensando performance como um ato educativo. Participou da fundação do Centro Cultural Marrabenta, Pelotas-Maputo, ajudando na produção de eventos culturais, com o fim de promover a cultura negra local e de Maputo (Moçambique) e contribuir com produções digitais. As vivências nesse espaço levaram a criar o The Black Cine, Mostra de Cinema Negro. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais pela UFPel, na Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética Área: Audiovisual, bolsista do programa DS/CAPES e integrante do grupo de pesquisa de Caixa de Pandora. 

Larissa Patron Chaves, Universidade Federal de Pelotas — UFPel, Pelotas/RS

Professora Associada do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Possui Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas, Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com período de atuação em estágio de doutoramento na Universidade do Porto (Portugal) e Pós Doutorado em História, pelo Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade de Évora, Portugal. Possui trabalhos desenvolvidos na área de mobilidade acadêmica na UFPel, orientando estágios de graduação através de convênios com universidades latino americanas, portuguesas e espanholas. Coordena o grupo multidisciplinar de pesquisa "Imaginária Sacra no Rio Grande do Sul" colaborando com a comunidade paroquial de Pelotas e museus locais no levantamento, catalogação e salvaguarda do patrimônio sacro da cidade e região. Atualmente integra o corpo docente permanente do Mestrado em Artes Visuais e o corpo docente permanente do Mestrado e Doutorado em História, ambos da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2020-07-17

Cómo citar

RODY, B. C.; CHAVES, L. P. Una estética de la violencia presente en el cine brasileño y el apagón de las mujeres negras en las producciones audiovisuales. Revista GEARTE, [S. l.], v. 7, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2357-9854.100752. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/100752. Acesso em: 25 jun. 2025.

Número

Sección

Ensino das Artes Visuais e do Design: abordagens transdisciplinares