Entre trajetos e trajetórias estudantis da Educação de Jovens e Adultos

Auteurs

  • Katiuci Pavei Universidade Federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação

Mots-clés :

Fotografia, retrato, percurso, escola, educação de jovens e adultos, anuário escolar.

Résumé

Este projeto foi lançado com alunos da EJA da Escola de Aplicação da UFRGS. Após uma caminhada seguindo os percursos para a escola e caminhos dentro do espaço educacional durante o turno noturno, surgiu um projeto que buscava a ampliação da visibilidade do aluno pela produção de retratos, focado na autorrepresentação e narrativas de si, aqui apresentada na forma de um anuário escolar da turma EJA 2023.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

COPQUE, Barbara. “Família é bom para passar o final de semana”. In: Cadernos de Antropologia e Imagem, v.17.Rio de Janeiro:UERJ, 2003.p. 265-279.

GAMA, Fabiene. A auto-representação fotográfica em favelas: Olhares do Morro. Dissertação (mestrado), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Pós-Graduação em Ciências Sociais. Rio de Janeiro, 2006. 144 f.

INGOLD, Tim. Pare, Olhe, Escute! Visão, Audição e Movimento Humano, Ponto Urbe, 3. 2008.

INGOLD, Tim. Antropologia. Para que serve? Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2019.

NOVAES, Sylvia Caiuby. A construção de imagens na pesquisa de campo em antropologia. Iluminuras, Porto Alegre, v. 13, n. 31, p.11-29, jul.(dez. 2012).

PINK, Sarah. Doing Visual Ethnography. London: Sage, 2007.

RECHENBERG, Fernanda. Notas etnográficas sobre o retrato: repensando as práticas de documentação fotográfica em uma experiência de produção compartilhada das imagens. Cadernos de Arte e Antropologia, Vol. 3, n° 2/2014, pag. 9-22

Téléchargements

Publiée

2024-11-21

Comment citer

Pavei, K. (2024). Entre trajetos e trajetórias estudantis da Educação de Jovens e Adultos. Fotocronografias, 10(24), 142–159. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/fotocronografias/article/view/142249