Acampamento de férias prolongado

Autores

Palavras-chave:

Moradores de Rua, Acampamento Urbano, Observador

Resumo

Nos últimos anos, tem sido cada vez mais frequente avistar na paisagem urbana da cidade de São Paulo, acampantes. São moradores em situação de rua, vulneráveis e expostos à violência, descaso, falta de oportunidades e alternativas de rumos prejudiciais, que se fixam em locais movimentados, geralmente em regiões centrais. Se há certa beleza nas imagens aqui apresentadas, essas mascaram o drama que é viver na rua, tendo como proteção paredes e teto de lona ou plástico. Em preto e branco, os registros são apresentados em plano aberto, como quem observa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Silva Pamio, UNESP

Arquiteto e Urbanista, especialista em Planejamento Urbano e Políticas Públicas na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Referências

CARLOS, A. F. A. Metamorfoses Urbanas. GeoTextos, Universidade Federal da Bahia. vol. 3, n. 1 e 2, 87–200, 2007.

FRANGELLA, Simone Miziara. Corpos Urbanos Errantes. Uma etnografia da corporalidade de moradores de rua em São Paulo. São Paulo: Anablume, Fapesp, 2009.

SANTOS, Milton. METAMORFOSES DO ESPAÇO HABITADO, fundamentos Teórico e metodológico da geografia. Hucitec. São Paulo 1988.

_______________. 1998. A urbanização latino-americana. São Paulo: Hucitec.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Silva Pamio, L. . (2023). Acampamento de férias prolongado. Fotocronografias, 8(19), 226–239. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fotocronografias/article/view/129757