A tragédia de Barcarena (PA): a água envenenada e a resistência ribeirinha¹
Palavras-chave:
Amazônia, Ribeirinhos, Catástrofe, Bacia de rejeitos, ÁguaResumo
O experimento fotoetnográfico que apresentamos resulta da pesquisa em andamento que o primeiro autor realiza na cidade de Barcarena (PA), visando a elaboração de sua dissertação de mestrado em Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFPA), sob orientação do segundo autor. A nossa intenção neste ensaio é a de trazer ao debate o tema da catástrofe no contexto amazônico presente na mesorregião metropolitana de Belém. Trata-se, no entanto, de pensar o município em questão como um lugar de interseções complexas entre os mundos urbano e o rural no contexto amazônico contemporâneo, atravessado por grandes projetos que vinculam-se às formas de desenvolvimento predatórias, com forte influência de capital internacional.
Downloads
Referências
ALVES, A. Os argonautas do mangue. Campinas: Ed. Unicamp, 2004.
AMAZÔNIA REAL. Ibama libera uso de equipamento pela Hydro Alunorte, mas embargo judicial continua. Agência Amazônia Real. [Manaus-Am], 08 de outubro de 2018. Acessado em 14 de outubro de 2018. http://amazoniareal.com.br/ibama-libera-uso-de-equipamento-pela-hydro-alunorte-mas-embargo-judicial-continua/ ;
BARBOSA, Catarina. Vazamento de rejeitos da Hydro Alunorte causa danos socioambientais em Barcarena. Agência Amazônia Real. [Manaus-Am], 23 de fevereiro de 2018. Acessado em 15 de julho de 2018a. http://amazoniareal.com.br/vazamento-de-rejeitos-da-hydro-alunorte-causa-danos-socioambientais-em-barcarena-no-para/ ;
BARBOSA, Catarina. Justiça e Ibama punem mineradora Hydro por vazamento em Barcarena. Agência Amazônia Real. [Manaus-Am], 28 de fevereiro de 2018. Acessado em 15 de julho de 2018b. http://amazoniareal.com.br/justica-e-ibama-punem-mineradora-hydro-por-vazamento-em-barcarena/ ;
BARBOSA, Catarina. “ O igarapé morreu, não tem mais peixe”, diz moradora sobre impactos em Barcarena. Agência Amazônia Real. [Manaus-Am], 21 de maio de 2018. Acessado em 15 de julho de 2018c. http://amazoniareal.com.br/o-igarape-morreu-nao-tem-mais-peixe-diz-moradora-sobre-impactos-em-barcarena/ ;
BATESON, G.; MEAD, Margaret. Balinese Character. A photographic analysis. New York: New York Academy of Sciences, 1942.
JUSTIÇA GLOBAL. Vale de Lama: Relatório de inspeção em Mariana após o rompimento da barragem de rejeitos do Fundão. Disponível em: http://www.global.org.br/wpcontent/uploads/2016/03/Vale-de-Lama-Justi--a-Global.pdf Acesso em: 15 nov 2016.
LEONARDO, F.; IZOTON, J.; VALIM, H. CREADO, E. TRIGUEIRO, A. SILVA, B. DUARTE, L. SANTANA. N. Rompimento da barragem de Fundão (SAMARCO/VALE/BHP BILLITON) e os efeitos do desastre na foz do Rio Doce, distritos de Regência e Povoação, Linhares (ES). Relatório de pesquisa. GEPPEDES. 2017
LIMA, Dumara Regina de; MOTA, José Aroudo. A Produção do alumínio primário na Amazônia e os desafios da sustentabilidade ambiental. Boletim Regional, Urbano e Ambiental — IPEA, Brasília, n. 02, jan./jul. 2009.
MONTEIRO, Maurílio de Abreu; MONTEIRO, Eder Ferreira. Amazônia: os (des) caminhos da cadeia produtiva do alumínio. Novos Cadernos — NAEA, v. 10, n. 2, p. 87–102, 2007.
TAUSSIG, M. Xamanismo, colonialismo e o homem selvagem. Um estudo sobre o terror e a cura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 PEDROSA NETO, C. O, SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.