MANAUS MODERNA: HABITAR COM A SECA, A FUMAÇA E O LIXO
Palabras clave:
MANAUS, LIXO, HABITAR, URBANOResumen
A dimensão do pensamento modernista, realizado através de um processo de “purificação”, determina a separação dos elementos de natureza e cultura, mas ignora o surgimento dos quase objetos que surgem como produtos da modernidade (LATOUR, 1994). Na Amazônia, homem e as águas sempre tiveram uma relação indissociável. O trabalho mostra modos de habitar no período da seca do rio negro, na zona central de Manaus em que se misturam lixo, fumaça das queimadas e os habitantes humanos e não humanos.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Elizangela Francisca Sena de. Os impactos arquitetônicos e urbanísticos do programa PROSAMIM na paisagem de Manaus. 2011.
AUGÉ, Marc. Não-lugares: Introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas, SP: Papirus, 1994.
CASTRO, R. G. Impactos socioambientais causados pelas cheias extremas aos moradores da bacia hidrográfica urbana do igarapé Xidarini, Médio Solimões-AM, ocorridas entre 1993 a 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) -Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
DE MORAES RIAL, Carmen Silvia; ECKERT, Cornelia. Etnografia de rua em Zaandam e Amsterdã (Holanda): Um percurso antropológico sobre resíduos sólidos. ILUMINURAS, v. 21, n. 55, 2020.
INGOLD, Tim. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Editora Vozes Limitada, 2015
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Editora 34, 1994.
LIMA, Maria Raquel Passos. Anthropology of waste: a research agenda for the study of cities in the era of climate change. Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology, v. 20, p. e20912, 2023.
QUEIROZ, Carol. Manaus amanhece com céu cinza devido à fumaça de queimadas. CNN Brasil. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/manaus-amanhece-com-ceu-cinza-devido-a-fumaca-de-queimadas/ Acesso em: 08 de janeiro de 2024.
ROCHA, Ana Luiza Carvalho da; ECKERT, Cornelia. “Etnografia de rua: estudo de
antropologia urbana.” Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2013.
TADDEI, Renzo. Os desastres em uma perspectiva antropológica. Com Ciência: Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, 2016.

Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 MARCILENE DOS SANTOS PENA, João Paulo Costa Braga da Silva, João Victor Pinheiro Pacheco

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.