A FESTA AEMINPU A PARTIR DE UMA NARRATIVA IMAGÉTICA
THE AEMINPU FEAST FROM AN IMAGETIC NARRATIVE
Palavras-chave:
AEMINPU, Festa, Imagética, FotoetnografiaResumo
Partindo de uma composição de traços diacríticos – retirados da bíblia – que esses indivíduos dão a seus corpos enquanto marcadores sociais concebidos por meio de um caminhar através dos vários territórios religiosos das ditas “religiões do livro”. Encontrando na fronteira entre Peru, Brasil e Colômbia, a ‘Terra Prometida’. Local esse onde poderão viver plenamente sua fé, esse local é a Amazônia, tida como o ‘Paraíso na Terra’, a completude e o ápice que um ser humano pode alcançar do Divino, através da participação nas ‘Festas Religiosas’, que são promovidas nas comunidades e entre as comunidades, espalhadas as margens do rio Solimões e Javari.
Downloads
Referências
ACHUTTI, Luiz Eduardo Robinson. Fotoetnografia: um estudo de antropologia visual sobre cotidiano, lixo e trabalho. Porto Alegre: Tomo Editorial: Palmarinca, 1997
__________. Fotoetnografia da Biblioteca Jardim. Ed. Tomo, 2004.
GEERTZ, Clifford. A Religião como Sistema Cultural. In: A Interpretação das Culturas. Ed. CLT. Rio de Janeiro, 1989.
LEAL, Ondina Fachel. A leitura social da novela das oito. Petrópolis: ed. Vozes, 1986.
ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. Antropologia da e na cidade, interpretação sobre as formas da vida urbana / Ana Luiza Carvalho daRocha [e] Cornelia Eckert. – Porto Alegre:Marcavisual, 2013.
SAÉNZ, David A. T. Os Israelitas do Novo Pacto Universal: Territorialidade Religiosa na Fronteira Brasil/Peru. Tese. 2023.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DAVID ADAN TEIXEIRA SAÉNZ

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.