Sobre o fazer junto em uma Obra-Aula: por uma linguagem menor na arte

Autores

Palavras-chave:

Educação, Filosofias da Diferença, Arte Contemporânea

Resumo

O presente artigo é um desdobramento de estudos sobre os conceitos de linguagem através de uma prática artística. A produção das atividades de Allan Kaprow e artistagem docente de Sandra Corazza são movimentadas a partir da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Desse modo, as práticas docentes visam aos seus potenciais de criação. Os mecanismos de linguagem de artista são evidenciados e postos como devires para criar zonas de aproximação e vizinhança com a educação. Com isso, um conceito de obra-aula é pensado como forma de escapar às estruturas já dadas de modelos reprodutivistas de conteúdos programados da docência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Heinemann Rodeghiero, Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrando

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da FaE-UFPel na linha de Filosofia e História da Educação (2019); Graduado em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Atualmente é editor de imagens da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do Grupos de Pesquisa Educação e contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia (CNPQ).

Carla Gonçalves Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Docente

Professora associada na Universidade Federal de Pelotas no Departamento de Ensino, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação Linha 1: Filosofia e História da Educação; Psicanalista da turma XV pela Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). É líder no CNPQ do Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia pela UFPel.

Publicado

2020-02-27

Como Citar

Rodeghiero, T. H., & Rodrigues, C. G. (2020). Sobre o fazer junto em uma Obra-Aula: por uma linguagem menor na arte. Educação & Realidade, 45(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/90573

Edição

Seção

Expressões de Arte e Subjetividades Contemporâneas