Educação dos Sentidos no Tempo Livre: o olhar como entretenimento

Autores

Palavras-chave:

Educação dos Sentidos, Subjetividade, Tempo Livre, Turismo

Resumo

No contemporâneo, estamos cada vez mais subordinados aos excessos de estímulos que acarretam na (en)formação dos nossos sentidos, inclusive no tempo livre. Neste texto, perguntamos sobre a produção do olhar e seu papel no contexto do turismo. A partir do acompanhamento de 4 excursões realizadas na Região Sul do Brasil e de 15 entrevistas, observamos que as imagens prévias e a orientação constante do olhar do turista determinam uma experiência desprovida de perceptibilidade, exigindo o registro fotográfico como recurso para a memória. Concluímos que os estímulos à visão e o ato de olhar constituem-se em entretenimento, ao que decorre o fortalecimento do processo de alienação sensorial.

 

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Biografia do Autor

Verônica Werle, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN), Setor Educação. UFPR

Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências Humanas - Leibniz Universität Hannover - Hannover, Alemanha. Professor – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC – Brasil.

Publicado

2020-02-27

Como Citar

Werle, V., & Vaz, A. F. (2020). Educação dos Sentidos no Tempo Livre: o olhar como entretenimento. Educação & Realidade, 45(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/90098

Edição

Seção

Expressões de Arte e Subjetividades Contemporâneas