Infância e Escola: tempos e espaços de crianças

Autores

  • Anabela Rute Kohlmann Ferrarini Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rondonópolis/MT – Brasil
  • Fabiana Rodrigues Oliveira Queiroz Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rondonópolis/MT – Brasil
  • Raquel Gonçalves Salgado Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rondonópolis/MT – Brasil

Palavras-chave:

Infância. Tempos. Espaços. Escola.

Resumo

A infância é abordada, neste artigo, como viés para pôr em discussão o tempo cronológico, demarcado por uma linearidade ordenada pelo progresso e pela racionalidade. Conjugando escritos poéticos de Mario Quintana com os diálogos e os mapas vivenciais das crianças em uma escola, este texto tem como objetivo discutir como tempos e espaços repercutem na construção da infância e nos processos educativos de crianças, no sentido de problematizar as dimensões calculadas e previsíveis que essas categorias assumem nesse contexto social. Buscamos, assim, dar visibilidade ao tempo do inusitado nas experiências das crianças, na escola, ao destacar como, nesse espaço, elas operam rupturas com a temporalidade contínua, progressiva e linear.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anabela Rute Kohlmann Ferrarini, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rondonópolis/MT – Brasil

Anabela Rute Kohlmann Ferrarini possui mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Rondonópolis (2013). Graduada em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Rondonópolis (2008), com Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Anhanguera/Rondonópolis e Especialização em Educação Infantil pela Universidade Federal do Mato Grosso (Campus Rondonópolis). É professora da rede municipal de ensino de Rondonópolis. Membro do Grupo de Estudos Infância, Juventude e Cultura Contemporânea (UFMT/CUR). Atua como supervisora do Pacto Nacional pela Educação em Mato Grosso.

Fabiana Rodrigues Oliveira Queiroz, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rondonópolis/MT – Brasil

Fabiana Rodrigues Oliveira Queiroz possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis. É professora temporária na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Regional Goiânia. Tem experiência nas áreas de Geografia e Educação, com ênfase em Geografia da Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, espaços vivenciais, mídia e escola.

Raquel Gonçalves Salgado, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rondonópolis/MT – Brasil

Raquel Gonçalves Salgado possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Realizou, também, doutorado sanduíche, durante seis meses, no Centre for the Study of Children, Youth and the Media, do Institute of Education, da Universidade de Londres. É Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso, no Campus de Rondonópolis, e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e no Curso de Psicologia. É Coordenadora do Grupo de Estudos Infância, Juventude e Cultura Contemporânea (UFMT/CUR).

Publicado

2016-09-29

Como Citar

Ferrarini, A. R. K., Queiroz, F. R. O., & Salgado, R. G. (2016). Infância e Escola: tempos e espaços de crianças. Educação & Realidade, 41(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/60666

Edição

Seção

Tempo de Escola