Disciplina Escolar e Gestão de Sala de Aula no Campo Educacional Brasileiro

Autores

  • Rafael Rodrigues da Silva Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul/RS

Palavras-chave:

Gestão de Sala de Aula. Disciplina Escolar. Saberes Docentes.

Resumo

O texto tem por objetivo analisar as questões relativas à disciplina escolar e à gestão de sala de aula como campo de pesquisa e questão profissional. Inicia com uma breve retomada da tradição norte-americana nas pesquisas sobre o tema. Na segunda parte, analiso as condições, potenciais e limites associados a tomar a disciplina escolar e gestão de sala de aula como campo de pesquisa no Brasil usando como indicadores os trabalhos publicados nos encontros anuais da ANPEd entre 2007 e 2011 e no seminário Indisciplina na Escola Contemporânea. A terceira parte é dedicada à relação entre gestão de sala de aula, enquanto saber profissional, e a formação de professores no Brasil. A última parte é dedicada às considerações finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Rodrigues da Silva, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul/RS

Rafael Rodrigues da Silva é professor no curso de licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul (RS). Graduado em Música pela Universidade Estadual de Londrina (PR) e Mestre em Educação pela PUC-RS, desenvolve pesquisas sobre o ensino de música na educação básica.

Publicado

2016-04-05

Como Citar

Silva, R. R. da. (2016). Disciplina Escolar e Gestão de Sala de Aula no Campo Educacional Brasileiro. Educação & Realidade, 41(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/46473

Edição

Seção

Artigos