Interpelações Éticas à Educação Inclusiva
Palavras-chave:
Ética. Moral, Educação inclusiva, Educação especial, ExclusãoResumo
Neste artigo propomos analisar criticamente a educação inclusiva enquanto um dispositivo institucional, constituído na intersecção dos discursos jurídico e administrativo, o que lhe confere uma forma normatizante e tecnicista, com prejuízos para os próprios objetivos da inclusão. A interpelação ética - procedimento construído nas fronteiras do discurso psicanalítico e da abordagem filosófica - nos permite interrogar as raízes desse dispositivo, reabrindo vias de tratamento dos impasses da inclusão, vias fechadas pelo regime do dispositivo. A conversão do olhar - engajamento subjetivo na inclusão - e a higiene simbólica - processo de articulação do saber e do conhecimento - aparecem como duas dessas vias reabertas pela interpelação ética.Downloads
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Publicado
2019-03-13
Como Citar
Voltolini, R. (2019). Interpelações Éticas à Educação Inclusiva. Educação & Realidade, 44(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84847
Edição
Seção
Educação Especial, Psicanálise e Experiência Democrática