Geofilosofia, Educação e Pedagogia do Conceito

Authors

  • Michael Peters Universidade Glasgow, Escócia.

Keywords:

geofilosofia, Deleuze, Guattari, pedagogia do conceito.

Abstract

Desenvolvo, neste breve ensaio, as possíveis conexões entre a geofilosofia e a pedagogia do conceito, concebida como uma perspectiva crítica de filosofia da educação. A filosofia, nessa visão, é um construtivismo, que tem dois aspectos complementares: a criação de conceitos e o traçado de um plano. O plano de imanência é como o horizonte dos acontecimentos, enquanto o conceito é o evento. A filosofia é, de forma singular, uma prática de criação de conceito, e a pedagogia do conceito, de acordo com Deleuze e Guattari, "teria que analisar as condições de criação como fatores de momentos sempre singulares" (Deleuze e Guattari, 1997c, p. 12).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Michael Peters, Universidade Glasgow, Escócia.

Professor da área de educação na Universidade Glasgow,
Escócia. Seus principais interesses estão na filosofia da educação e nos estudos de política educacional. Seu livro mais recente é Postructuralism, marxism and neoliberalism: between politics and theory.

Published

2002-12-01

How to Cite

Peters, M. (2002). Geofilosofia, Educação e Pedagogia do Conceito. Educação & Realidade [Education & Reality], 27(2). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25919

Issue

Section

Articles