Do Nada ao Tudo: políticas públicas e a educação especial brasileira
Keywords:
Inclusão. Educação Especial. Política Pública. Discurso. Diferença.Abstract
Este trabalho analisa o discurso de inclusão da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI, 2008) e os efeitos de sentido que produz em suas relações dialógicas. Trata-se de um estudo documental da legislação brasileira e de declarações das quais o Brasil é signatário, com base na filosofia bakhtiniana da linguagem. Discute como a nova política transforma os sentidos de práticas de instituições de educação especial em discriminatórias e produz o apagamento de diferenças humanas como mecanismo de garantia de direitos. Conclui-se sobre a necessidade de reflexão e avaliação das políticas públicas e de seus efeitos no âmbito da educação, repensando-a como instituição social contraditória.Downloads
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Published
2012-04-19
How to Cite
Machado, J. P., & Pan, M. A. G. de S. (2012). Do Nada ao Tudo: políticas públicas e a educação especial brasileira. Educação & Realidade [Education & Reality], 37(1). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16130
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