Estratégias Exitosas de Alunos dos Anos Iniciais em Situações de Proporção

Autores

Palavras-chave:

Proporção Simples, Campo Conceitual Multiplicativo, Resolução de Problemas.

Resumo

O artigo investiga as estratégias bem-sucedidas, mobilizadas pelos alunos do ciclo de alfabetização ao resolverem problemas de proporção simples. Solicitou-se a 483 alunos do 1º ao 3º ano que resolvessem seis problemas de proporção, sendo analisadas as respostas de 182 alunos que tiveram estratégias bem-sucedidas. Quando comparados os anos escolares, há aumento nos acertos de ano para ano, na classe de situações um para muitos, o que não se pode afirmar sobre a classe muito para muitos, que permaneceu estagnada. Pelos resultados obtidos, é possível que a estrutura multiplicativa esteja sendo pouco discutida, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Maria Pinto Magina, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus/BA

Sandra Maria Pinto Magina é bacharel em Psicologia, Doutora em Educação Matemática pela Universidade de Londres, Pós-doutora pela universidade de Lisboa. Professora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia, e membro dos colegiados dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e em em Educação da UESC/BA.

Sintria Labres Lautert, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife/PE

Sintria Labres Lautert é doutora em Psicologia Cognitiva (UFPE), Pós-doc Poincaré Institute for Mathematics Education, Tufts University, Massachusetts, USA. Profa. Associada III do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva UFPE. 

Ernani Martins dos Santos, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife/PE

Ernani Martins dos Santos é doutor em Psicologia Cognitiva (UFPE); Professor Adjunto e Pró-Reitor de Graduação da Universidade de Pernambuco (UPE), atuando como Docente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares. 

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Magina, S. M. P., Lautert, S. L., & Santos, E. M. dos. (2021). Estratégias Exitosas de Alunos dos Anos Iniciais em Situações de Proporção. Educação & Realidade, 45(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/96023

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)