Estratégias Exitosas de Alunos dos Anos Iniciais em Situações de Proporção
Palavras-chave:
Proporção Simples, Campo Conceitual Multiplicativo, Resolução de Problemas.Resumo
O artigo investiga as estratégias bem-sucedidas, mobilizadas pelos alunos do ciclo de alfabetização ao resolverem problemas de proporção simples. Solicitou-se a 483 alunos do 1º ao 3º ano que resolvessem seis problemas de proporção, sendo analisadas as respostas de 182 alunos que tiveram estratégias bem-sucedidas. Quando comparados os anos escolares, há aumento nos acertos de ano para ano, na classe de situações um para muitos, o que não se pode afirmar sobre a classe muito para muitos, que permaneceu estagnada. Pelos resultados obtidos, é possível que a estrutura multiplicativa esteja sendo pouco discutida, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-26
Como Citar
Magina, S. M. P., Lautert, S. L., & Santos, E. M. dos. (2021). Estratégias Exitosas de Alunos dos Anos Iniciais em Situações de Proporção. Educação & Realidade, 45(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/96023
Edição
Seção
Artigos