Representações Intermediárias na Aprendizagem de Situações Combinatórias
Palavras-chave:
Identificação, Conversão, Tratamento, Situações combinatórias, Representações intermediáriasResumo
No artigo analisa-se identificação, conversão e tratamento de registros em situações combinatórias. Foram realizados dois estudos: 1) de identificação de conversões e 2) com representações intermediárias entre registros em língua natural e em expressão numérica. Confirmaram-se hipóteses de maiores dificuldades na situação de combinação e na conversão para expressão numérica. Indicou-se representações intermediárias (árvore de possibilidades ou listagem sistematizada) para o ensino da Combinatória, entretanto, trabalhar com árvores resultou em melhores desempenhos - por terem mais congruência com expressões numéricas. Recomenda-se, assim, a intermediação de representações na identificação, conversão e tratamento de situações combinatórias.
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Copyright (c) 2020 Juliana Azevedo Montenegro, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba, Marilena Bittar
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