Representações Intermediárias na Aprendizagem de Situações Combinatórias

Autores

Palavras-chave:

Identificação, Conversão, Tratamento, Situações combinatórias, Representações intermediárias

Resumo

No artigo analisa-se identificação, conversão e tratamento de registros em situações combinatórias. Foram realizados dois estudos: 1) de identificação de conversões e 2) com representações intermediárias entre registros em língua natural e em expressão numérica. Confirmaram-se hipóteses de maiores dificuldades na situação de combinação e na conversão para expressão numérica. Indicou-se representações intermediárias (árvore de possibilidades ou listagem sistematizada) para o ensino da Combinatória, entretanto, trabalhar com árvores resultou em melhores desempenhos - por terem mais congruência com expressões numéricas. Recomenda-se, assim, a intermediação de representações na identificação, conversão e tratamento de situações combinatórias.

 

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Biografia do Autor

Juliana Azevedo Montenegro, Universidade Federal de Pernambuco

Juliana Azevedo Montenegro é doutora em Educação Matemática e Tecnológica e professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - Centro de Educação na Universidade Federal de Pernambuco

Rute Elizabete de Souza Rosa Borba, Universidade Federal de Pernambuco

Rute Elizabete de Souza Rosa Borba é doutora em Educação Matemática pela Oxford Brookes University e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Centro de Educação na Universidade Federal de Pernambuco

Marilena Bittar, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Marilena Bittar é doutora em Didática da Matemática pela Université Joseph Fourier, Grenoble e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Publicado

2020-02-27

Como Citar

Montenegro, J. A., Borba, R. E. de S. R., & Bittar, M. (2020). Representações Intermediárias na Aprendizagem de Situações Combinatórias. Educação & Realidade, 45(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/87693

Edição

Seção

Artigos