Fluxo Migratório e a Ação Pedagógica dos Professores de Educação

Autores

  • Vera Regina Oliveira Diehl Rede Municipal de Educação de Porto Alegre
  • Vicente Molina Neto UFRGS

Palavras-chave:

fluxo migratório, mudanças sociais, ação pedagógica, educação física.

Resumo

Este artigo discute o fluxo migratório das famílias e, consequentemente, dos estudantes, como um fenômeno de caráter microssocial que reflete as grandes mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea e que interfere significativamente na ação pedagógica dos professores e, de modo especial, do professorado de Educação Física. O estudo evidencia que compreender as profundas mudanças em curso no mundo atual pode ajudar os docentes de Educação Física a rever suas antigas referências pedagógicas e sociais a partir de um novo olhar lançado sobre o contexto histórico e social e, assim, a criar novas formas de lidar com as mudanças sociais cujos efeitos se manifestam no interior das escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2010-08-26

Como Citar

Diehl, V. R. O., & Molina Neto, V. (2010). Fluxo Migratório e a Ação Pedagógica dos Professores de Educação. Educação & Realidade, 35(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/7615

Edição

Seção

Artigos