Entre Ciência, Arte e Vida: a didática como ato responsivo

Autores

  • Patrícia Corsino Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Linguagem. Didática. Ensino/Aprendizagem. Escola. Bakhtin.

Resumo

Este ensaio tem como finalidade trazer reflexões para se pensar a didática, entendida como ato responsivo, conceito cunhado por Mikhail Bakhtin que implica no agir como uma resposta responsável dada pelo sujeito que o coloca frente à alteridade. Inicialmente discute conceitos presentes no título. Afirma que é na relação com o outro que o eu se constitui. A didática é uma resposta responsável e não indiferente aos sujeitos a quem o ensino se dirige. Nesta perspectiva, são apresentados princípios para a didática O referencial teórico que sustenta os argumentos do texto inclui os estudos de Bakhtin, Arendt, Benjamin, Charlot, Vigotski, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Corsino, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É doutora em Educação pela PUC-Rio, professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenadora adjunta do Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação- LEDUC e coordenadora do grupo de pesquisa Infância, Linguagem e Escola.

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Corsino, P. (2015). Entre Ciência, Arte e Vida: a didática como ato responsivo. Educação & Realidade, 40(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/46089

Edição

Seção

Didática na Educação Básica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)