Esporte e a Experiência de Jogo como Formação

Autores

  • Quefren Weld Cardozo Nogueira Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Esporte. Educação Física. Formação.

Resumo

O presente texto executa uma discussão acerca do jogo esportivo como conteúdo escolar. Partindo do ponto de vista de que a aprendizagem de aspectos instrumentais do esporte pressupõe um processo de construção da experiênciade jogo, são analisadas as possibilidades de uma prática educativa pautada na formação cultural em que são trabalhados conhecimentos, relações sociais e modos de comunicação. O desafio para o trabalho educativo está na possibilidade de lidar com o jogo esportivo a partir de uma concepção em que a cultura é sempre uma estratégia; um local de negociação onde aspectos políticos e pedagógicos se envolvem na maneira como construímos modos específicos de viver em sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Quefren Weld Cardozo Nogueira, Universidade Federal de Sergipe

é professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Educação (UFU). Doutor em Educação (UFS). Membro do CEMEFEL/UFS (Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do lazer de Sergipe). Coordenador da Linha de Pesquisa “Esporte e Direitos Sociais”

Publicado

2013-09-06

Como Citar

Cardozo Nogueira, Q. W. (2013). Esporte e a Experiência de Jogo como Formação. Educação & Realidade, 38(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23405

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.