Acessibilidade / Reportar erro

Esporte e a experiência de jogo como formação

Sport and game experience as training

Resumos

O presente texto executa uma discussão acerca do jogo esportivo como conteúdo escolar. Partindo do ponto de vista de que a aprendizagem de aspectos instrumentais do esporte pressupõe um processo de construção da experiência de jogo, são analisadas as possibilidades de uma prática educativa pautada na formação cultural em que são trabalhados conhecimentos, relações sociais e modos de comunicação. O desafio para o trabalho educativo está na possibilidade de lidar com o jogo esportivo a partir de uma concepção em que a cultura é sempre uma estratégia; um local de negociação onde aspectos políticos e pedagógicos se envolvem na maneira como construímos modos específicos de viver em sociedade.

Esporte; Educação Física; Formação


The present paper executes a debate about the sport games as a school matter. From the point of view that the learning of instrumental aspects of sport requires the construction of the experience of playing, it is analyzed the possibilities of an educational practice based on the cultural formation that works with knowledgements, social relationships and forms of communication. The challenge for the educational work refers to the possibility of dealing with sport games within a conception when culture is always a strategy; a place of negotiation where political and pedagogical aspects get involved with the way we built specifics forms of living in society.

Sport; Physical Education; Formation


  • ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.
  • BHABHA, Homi K. O Local da Cultura Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
  • BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas Vol. 1. Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987.
  • BENTES, Ivana M.; HERSCHMANN, Micael. O Espetáculo do Contra-discurso. Folha de São Paulo, São Paulo, Mais!, p. 10 e 11, 18 de agosto de 2002.
  • CRISÓSTOMO, João. Ensinando Voleibol São Paulo: Phorte, 2005.
  • BRACHT, Valter. A Criança que Pratica Esporte Respeita as Regras do Jogo... Capitalista. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 62-68, jan. 1986.
  • BRACHT, Valter. Sociologia Crítica do Esporte: uma introdução. Vitória: UFES, Centro de Educação Física e Desportos, 1997.
  • BRACHT, Valter. Esporte de Rendimento na Escola. In: STIGGER, Marco Paulo; LOVISOLO, Hugo (Org.). Esporte de Rendimento e Esporte na Escola Campinas: Autores Associados, 2009. P. 11-26 (Coleção Educação Física e Esportes).
  • DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira. Da 'Esportivização' do Esporte à 'Esportivização' da Escola: os jogos de primavera em Sergipe (1964-1995). In: SCHNEIDER, Omar (Org.). Educação Física, Esporte e Sociedade: temas emergentes. São Cristovão: Editora da UFS, 2008. (Coleção Educação Física, Esporte e Sociedade: temas emergentes, v. 2).
  • DIETRICH, Knut; DURRWACTHER, Gerhard; SCHALLER, Hans-Jürgen. Os Grandes Jogos: metodologia e prática. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1984.
  • DONALDO, Macedo; BARTOLOMÉ, Lilia. A Globalização Como Forma de Colonialismo: um desafio nas práticas escolares. In: SILVA, Luiz Heron (Org.). A Escola Cidadã no Contexto da Globalização Editora Vozes: Petrópolis. P. 11-32.
  • FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade São Paulo: Martins Fontes, 1999.
  • GIROUX, Henry. Cruzando as Fronteiras do Discurso Educacional: novas políticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
  • GRECO, Juan Pablo; BENDA, Rodolfo N. (Org.). Iniciação Esportiva Universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
  • GRUPO DE TRABALHO PEDAGÓGICO UFPE-UFSM. Visão Didática da Educação Física: análise crítica e exemplos práticos de aulas. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1991.
  • HORKHEIMER, Max. Teoria Tradicional e Teoria Crítica. In: HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. Textos Escolhidos São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Os Pensadores; 16).
  • LARROSA, Jorge. Literatura, Experiência e Formação. In: COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos Investigativos – novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. P. 133-160.
  • MOREIRA, Antônio Flávio B. Indagações Sobre o Currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
  • PUCCI, Bruno. Teoria Crítica e Educação. In: PUCCI, Bruno (Org.). Teoria Crítica e Educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. Petrópolis; São Carlos: EDUFISCAR, 1994. P. 11-58. (Coleção ciências sociais da educação).
  • SACRISTÁN, Jose Gimeno. A Educação que Temos, a Educação que Queremos. In: IMBÉRNON, Francisco. A Educação no Século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. P. 37-64.
  • SANTOS, Boaventura de Sousa. A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
  • SILVA, Divino José da. A Educação para a Amplitude da Experiência. Perspectiva: Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 331-346, jul/dez. 2001.
  • SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do Ensino da Educação Física São Paulo: Cortez, 1992.
  • TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurélio. Existe Espaço para o Ensino de Educação Física na Escola Básica?. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 1997, Goiânia. Renovações, Modismos e Interesses Goiânia: CBCE, 1997. v. I. p. 01-801.
  • VAZ, Alexandre. Técnica, Esporte e Rendimento. In: STIGGER, Marco Paulo; LOVISOLO, Hugo (Org.). Esporte de Rendimento e Esporte na Escola Campinas: Autores Associados, 2009. P. 135-156. (Coleção Educação Física e Esportes).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2013
  • Data do Fascículo
    Set 2013

Histórico

  • Recebido
    18 Set 2011
  • Aceito
    04 Jul 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br