Educação Patrimonial e Educação não Formal Mediados por Mobile Learning

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236133030vs01

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, Educação Não Formal, Dispositivos Móveis, Mobile Learning, Patrimônio Cultural

Resumo

Atualmente a educação patrimonial é essencial nos debates em torno da educação e do patrimônio cultural. A educação patrimonial de base crítica concebe o campo não somente como produto, mas também como processo, tendo em vista dois eixos principais: diversidade cultural e participação da comunidade. Dessa maneira, é de suma importância estabelecer relações entre a educação não formal e educação patrimonial. Para tanto, foi desenvolvido o aplicativo para dispositivos móveis, denominado Passeio Cultural – Ponta Grossa, e para validá-lo foi utilizado o método Delphi. Os resultados foram fundamentais para estabelecer algumas limitações e para adequação do aplicativo às bases teóricas propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Scheid, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC – Brasil

Guilherme Scheid é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Membro dos grupos de pesquisa NEPET e REPERCUTE.

Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos, Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa/PR – Brasil

Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos é Doutora em Educação Estágio Doutoral em Inovação Tecnológica - Université de Technologie Compiègne - França, Coordenação do Mestrado Profissional Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGECT Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa Pr.

Julio Cesar Botega do Carmo, Universidade Federal do MatoGrosso do Sul (UFMS), CampoGrande/MS–Brasil

Julio Cesar Botega do Carmo é Geógrafo e arquiteto-urbanista, doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Scheid, G., Aparecida Silva Avila de Matos, E., & do Carmo, J. C. B. (2024). Educação Patrimonial e Educação não Formal Mediados por Mobile Learning. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236133030vs01

Edição

Seção

Artigos