Acesso/Permanência em Salas de Recursos Multifuncionais: uma realidade no Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236121667vs01

Palavras-chave:

School Inclusion, Multifunctional Resource Room, Access, Permanence.

Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer o acesso e a permanência dos alunos público-alvo da Educação Especial nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs), na perspectiva dos professores, nos municípios da Microrregião do Rio Madeira, no sul do Amazonas. A abordagem Qualitativa Descritiva foi utilizada para delinear a pesquisa e os dados foram coletados por meio de roteiro de entrevista semiestruturado. Os achados apontam para o papel das famílias, pois a escola tem dificuldade em sensibilizar os pais para que eles se vejam como parte importante do processo de inclusão e possam reconhecer a SRM como um espaço importante para seus filhos.

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Biografia do Autor

Dorimar Gomes Ferreira , UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Dorimar Gomes Ferreira is Master in Education from the Universidade Federal do Amazonas. He has a degree in Physical Education from the Universidade Federal do Amazonas (2013) and a Degree in Higher Education from the Universidade do Estado do Amazonas (2006). She is currently a teacher - State Secretariat of Education and Teaching Quality. He has experience in the field of Education, with an emphasis on Special Education.

João Otacílio Libardoni dos Santos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus/AM – Brasil

João Otacílio Libardoni dos Santos possui doutorado (2010/2014) em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Estadual Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professor Adjunto Nível III da Universidade Federal do Amazonas.

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Gomes Ferreira , D., & Libardoni dos Santos, J. O. (2024). Acesso/Permanência em Salas de Recursos Multifuncionais: uma realidade no Amazonas. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236121667vs01

Edição

Seção

Artigos