As faces de Deus: Um estudo exploratório com crianças e adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8136.69471Palavras-chave:
Conhecimento Social, Representação de Deus, Método Clínico.Resumo
As representações sobre Deus são elaboradas com o mesmo objetivo que o são todas as representações sobre as quais versa o conhecimento social (organizar, explicar e significar o que ocorre em seu meio). Assim, objetivou-se investigar as representações de crianças e adolescentes acerca de Deus, por meio de entrevistas baseadas no método clínico piagetiano, com sujeitos de 6, 10 e 14 anos. Foram elaborados critérios para análise das repostas, baseados no trabalho de Delval e Muriá (2008), de forma a permitir identificar diferentes níveis de elaboração dessa representação. Os resultados não apresentam diferenças relevantes entre as idades em relação ao nível da representação de Deus. Contudo, colaboram com as discussões acerca da construção de tais representações. Novas pesquisas se fazem necessárias com um número maior de participantes e uma amostra mais homogeneizada, a fim de identificar as variáveis que podem influenciar o processo de construção do conceito de Deus.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-02-06
Como Citar
Ricardo, L. S., Ortega, A. C., & Alencar, H. M. de. (2018). As faces de Deus: Um estudo exploratório com crianças e adolescentes. Debates Do NER, 2(32), 233–258. https://doi.org/10.22456/1982-8136.69471
Edição
Seção
Artigos