As faces de Deus: Um estudo exploratório com crianças e adolescentes

Autores

  • Lorena Santos Ricardo
  • Antônio Carlos Ortega
  • Heloisa Moulin de Alencar Heloisa Moulin de Alencar. Doutora em Psicologia. Professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento (DPSD) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenadora do Laboratório de Psicologia da Moralidade (LAPSIM) da UFES. Pesquisadora Capixaba da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), bolsa suspensa em março/2017. Bolsista da CAPES do Programa Estágio Sênior no Exterior em março/2017 (proc. nº 88881.118916/2016-01) na University of California, Berkeley.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8136.69471

Palavras-chave:

Conhecimento Social, Representação de Deus, Método Clínico.

Resumo

As representações sobre Deus são elaboradas com o mesmo objetivo que o são todas as representações sobre as quais versa o conhecimento social (organizar, explicar e significar o que ocorre em seu meio). Assim, objetivou-se investigar as representações de crianças e adolescentes acerca de Deus, por meio de entrevistas baseadas no método clínico piagetiano, com sujeitos de 6, 10 e 14 anos. Foram elaborados critérios para análise das repostas, baseados no trabalho de Delval e Muriá (2008), de forma a permitir identificar diferentes níveis de elaboração dessa representação. Os resultados não apresentam diferenças relevantes entre as idades em relação ao nível da representação de Deus. Contudo, colaboram com as discussões acerca da construção de tais representações. Novas pesquisas se fazem necessárias com um número maior de participantes e uma amostra mais homogeneizada, a fim de identificar as variáveis que podem influenciar o processo de construção do conceito de Deus.

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Publicado

2018-02-06

Como Citar

Ricardo, L. S., Ortega, A. C., & Alencar, H. M. de. (2018). As faces de Deus: Um estudo exploratório com crianças e adolescentes. Debates Do NER, 2(32), 233–258. https://doi.org/10.22456/1982-8136.69471