INTOLERÂNCIA, RACISMO E GENOCÍDIO RELIGIOSO DO POVO NEGRO: PENSANDO SOBRE AS CATEGORIAS AFRO-RELIGIOSAS DA "POLÍTICA DOS TERREIROS"

Autores

  • Mariana Ramos de Morais Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8136.120544

Palavras-chave:

intolerância religiosa, racismo religioso, religiões afro-brasileiras, “política dos terreiros”.

Resumo

Neste texto, apresento comentários ao artigo “A ‘política dos terreiros’ contra o racismo religioso e as políticas ‘cristofascistas’”, de Ana Paula Mendes de Miranda, destacando três categorias mobilizadas pelos afro-religiosos na sua luta pela garantia de seus direitos frente ao acirramento dos ataques de grupos evangélicos às religiões afro-brasileiras, quais sejam: “intolerância religiosa”, “racismo religioso” e “genocídio religioso do povo negro”. A proposta é pensar sobre como essas categorias têm sido constituídas na “política dos terreiros”, expressão adotada pela autora para buscar delinear o modo de os afro-religiosos “fazerem política”. Parto, assim, da análise de Miranda para refletir sobre a presença afro-religiosa no espaço público, em um plano mais geral, e, especificamente, na mobilização dessas categorias pelos afro-religiosos na luta pela garantia de seus direitos. Nesse intento, mobilizo parte da literatura sobre o tema, bem como minha própria experiência de pesquisa sobre essa temática, observando como esses religiosos modificam a categoria política acionada em suas mobilizações na medida em que tais ataques tornam-se mais violentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Morais, M. R. de. (2021). INTOLERÂNCIA, RACISMO E GENOCÍDIO RELIGIOSO DO POVO NEGRO: PENSANDO SOBRE AS CATEGORIAS AFRO-RELIGIOSAS DA "POLÍTICA DOS TERREIROS". Debates Do NER. https://doi.org/10.22456/1982-8136.120544