RACISMO RELIGIOSO, DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO RELIGIOSO, LIBERDADE RELIGIOSA: CONTROVÉRSIAS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE ESTADO E RELIGIÃO NO BRASIL ATUAL

Autores

  • Elina Hartikainen Universidade de Helsinki

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8136.120588

Palavras-chave:

Religiões brasileiras de matriz africana, racismo religioso, discriminação e preconceito religioso, liberdade religiosa

Resumo

Este artigo estende a análise de Ana Paula Mendes de Miranda quanto à complexa relação entre as ideologias raciais brasileiras e a hostilidade às religiões de matriz africana, bem como à "política dos terreiros" advinda dessa relação, situando-as em um contexto mais amplo de debates sobre o tipo de sociedade que o Brasil é e deveria ser. Para este fim, será examinado como as noções de racismo religioso, de discriminação e preconceito religioso e de liberdade religiosa foram e são articuladas de diferentes maneiras por tribunais brasileiros e por militantes de religiões de matriz africana, e como essas articulações são diferentemente posicionadas e constitutivas das contestações sobre as relações entre Estado e religião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

HARTIKAINEN, Elina. RACISMO RELIGIOSO, DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO RELIGIOSO, LIBERDADE RELIGIOSA: CONTROVÉRSIAS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE ESTADO E RELIGIÃO NO BRASIL ATUAL. Debates do NER, Porto Alegre, 2021. DOI: 10.22456/1982-8136.120588. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/debatesdoner/article/view/120588. Acesso em: 18 ago. 2026.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.