SOBRE OS CUIDADOS DO CORPO E DO ESPÍRITO EM LIVROS DE ENSINO RELIGIOSO: DA ESTÉTICA CORPORAL AOS SIMBOLISMOS RITUAIS

Autores

  • Milton Silva dos Santos
  • Ana Carolina Capellini Rigoni

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8136.61277

Palavras-chave:

Corpo, Religião, Estética corporal.

Resumo

Integrados ao universo da cultura escolar, os livros didáticos, ou manuais escolares, revelam-se não apenas como objetos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem, mas também como mídias de massa e suportes pedagógicos atravessados por representações sociais. Daí o interesse deste artigo, que tem como tema central a forma como tem sido construída a intersecção entre corpo e religião em apostilas e coleções de livros didáticos dirigidos aos alunos e professores de ensino religioso (ER). Se as religiões baseiam-se num conjunto de concepções morais, regras de comportamento, ideologias etc., e o corpo é produtor de sentido por meio do qual se reconhecem pertencimentos culturais, práticas sociais e experiências religiosas, haverá uma moralidade orientando as representações sobre o corpo nos materiais didáticos para o ER? Este é um dos pontos que norteiam a análise aqui centrada, sobretudo, nas coleções de ER das editoras Ática, Scipione, Moderna e Vozes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Silva dos Santos, M., & Capellini Rigoni, A. C. (2015). SOBRE OS CUIDADOS DO CORPO E DO ESPÍRITO EM LIVROS DE ENSINO RELIGIOSO: DA ESTÉTICA CORPORAL AOS SIMBOLISMOS RITUAIS. Debates Do NER, 2(28), 273–296. https://doi.org/10.22456/1982-8136.61277

Edição

Seção

Dossiê Temático

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)