Reavivando o método qualitativo: as contribuições do Estudo de Caso e do Process Tracing para o estudo das Relações Internacionais

Autores/as

  • Anna Beatriz Leite Henriques Mestranda do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba.
  • Alexandre Cesar Cunha Leite Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ásia-Pacífico (GEPAP/UEPB/CNPq). Pesquisador do Grupo de Pesquisa sobre Potências Médias (GPPM/PUCMINAS/CNPq)
  • Augusto Wagner Menezes Teixeira Júnior Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.52333

Palabras clave:

Metodologia, Estudo de Caso, Process Tracing, Relações Internacionais.

Resumen

O objetivo do artigo é expor as contribuições da utilização do estudo de caso e da ferramenta conhecida como process tracing para o estudo das Relações Internacionais (RI) visando reforçar a importância inconteste de se pensar metodologia de forma explícita, dando, assim, maior visibilidade aos referidos métodos no contexto acadêmico brasileiro. Para tanto, nas considerações iniciais, será abordada a importância do método qualitativo, especialmente no período conhecido como Renascimento (ou terceira geração) e suas contribuições para as RI. Posteriormente, será analisada a estratégia de pesquisa conhecida como Estudo de Caso e a ferramenta do Process Tracing: suas definições, tipologia e limitações. As considerações finais esboçarão um balanço de como ambas as estratégias podem auxiliar para uma constante evolução e renovo do campo das Relações Internacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anna Beatriz Leite Henriques, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba.

Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba.

Alexandre Cesar Cunha Leite, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ásia-Pacífico (GEPAP/UEPB/CNPq). Pesquisador do Grupo de Pesquisa sobre Potências Médias (GPPM/PUCMINAS/CNPq)

Professor Adjunto DE do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba.

Augusto Wagner Menezes Teixeira Júnior, Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba

Professor Doutor DE do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2015-04-27

Cómo citar

Henriques, A. B. L., Leite, A. C. C., & Teixeira Júnior, A. W. M. (2015). Reavivando o método qualitativo: as contribuições do Estudo de Caso e do Process Tracing para o estudo das Relações Internacionais. Revista Debates, 9(1), 09–23. https://doi.org/10.22456/1982-5269.52333

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.