Uso das mídias e redes sociais na consolidação do Partido Novo: As eleições 2018

Autores

  • André Silva de Oliveira
  • Rodolfo Silva Marques Universidade da Amazônia (UNAMA) Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA)
  • Pedro Gustavo de Sousa Silva

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.96250

Palavras-chave:

NOVO, Mídias, Redes Sociais, Eleições 2018.

Resumo

O presente artigo discute a estratégia do uso das redes sociais e das mídias sociais por parte do Partido Novo (NOVO), tendo como eixo cronológico as eleições gerais de 2018. Parte-se da premissa de que as ações contribuíram para os resultados eleitorais do partido no pleito. Nesse contexto, há uma breve apresentação das origens, da formação e trajetória da agremiação partidária, inclusive com sua base extraparlamentar. Identificadas as características e singularidades do NOVO, apresentam-se os conceitos de mídias e redes sociais. Na sequência, aprofunda-se a correlação das estratégias midiáticas do partido em 2018, em que elegeu 8 deputados federais, 11 deputados estaduais, um deputado distrital e um governador. Usam-se como métodos a revisão de literatura, a discussão conceitual e a análise dos dados do Tribunal Superior Eleitoral e das estratégias comunicacionais do NOVO. Identifica-se, de maneira clara, a importância das mídias digitais para o sucesso eleitoral do partido em 2018.

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Biografia do Autor

Rodolfo Silva Marques, Universidade da Amazônia (UNAMA) Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA)

Doutor em Ciência Política pela UFRGS, com defesa da tese de Doutorado em 09 de março de 2018, intitulada "A MÍDIA E A LEI: Análise comparada das políticas de regulação dos meios de comunicação no Brasil e na Argentina no início do século XXI", sob a orientação do Prof. PhD. Rodrigo Stumpf González. É Mestre em Ciências Políticas (Área de Concentração: Instituições Políticas e Políticas Públicas) pela Universidade Federal do Pará/UFPA (2008-2010), com pesquisa na área de Mídia e Política/Instituições Políticas. Possui graduação emComunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (2001). Possui Curso Superior em Gestão e Produção de Eventos Culturais pela Universidade da Amazônia (2003). Tem MBA em Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas (2001-2003) e especialização em Metodologia da Educação Superior pela FAZ/Ipiranga (2005-2016).

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Publicado

2019-12-16

Como Citar

Oliveira, A. S. de, Marques, R. S., & Silva, P. G. de S. (2019). Uso das mídias e redes sociais na consolidação do Partido Novo: As eleições 2018. Revista Debates, 13(3), 4–26. https://doi.org/10.22456/1982-5269.96250

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