A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM POLÍTICA DE DILMA ROUSSEFF COMO MÃE DO POVO BRASILEIRO

Autores/as

  • Teresinha Maria de Carvalho Cruz Pires Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/Professora Adjunta III

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.20474

Palabras clave:

Lulismo, Campanha Eleitoral, Imagem Pública Política, Discurso Político, Estratégias Sensíveis.

Resumen

Propõe-se demonstrar como a campanha eleitoral de Dilma Rousseff (PT) foi direcionada para apresentá-la como candidata do Lulismo e como tal ancorou-se em uma complexa estratégia de construção da imagem política da candidata como Mãe do povo brasileiro. Com vistas a esse propósito, foi realizada uma análise qualitativa do discurso político tendo como corpus de análise: discursos proferidos em eventos públicos, em 2008 e 2009, pelo então presidente da República, Lula; o filme Lula, o filho do Brasil, lançado em janeiro de 2010; e 20 programas televisivos que compuseram o Horário Gratuito Político Eleitoral (HGPE) da candidata, veiculados entre os dias 17 de agosto e 30 de setembro de 2010. Mostra-se que o uso dessa metáfora tanto possibilitou a sustentação do argumento de que o modelo de governo de Dilma era o mesmo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, quanto funcionou como apelo emocional para despertar a atenção dos eleitores e motivar o processamento da informação política.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Teresinha Maria de Carvalho Cruz Pires, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/Professora Adjunta III

Jornalista e Mestre em Sociologia (UFMG), Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ) e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social “Interações Midiáticas” (PUC- MG).

Publicado

2011-06-30

Cómo citar

Pires, T. M. de C. C. (2011). A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM POLÍTICA DE DILMA ROUSSEFF COMO MÃE DO POVO BRASILEIRO. Revista Debates, 5(1), 139. https://doi.org/10.22456/1982-5269.20474

Número

Sección

Artículos