POLÍTICA EXTERNA, SEGURANÇA E DEFESA NOS GOVERNOS LULA E CARDOSO

Autores

  • Marcos Valle Machado da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.12370

Palavras-chave:

Desarmamento e Controle de Armas Nucleares, Governos Lula e Cardoso, Operações de Paz, Política Externa Brasileira, Segurança e Defesa.

Resumo

Este artigo tem como propósito analisar a Política Externa Brasileira nos temas de Segurança e Defesa, durante o governo do presidente Lula, comparando-o com o anterior, isto é, os dois mandatos do presidente Fernando Henrique Cardoso, a fim de identificarmos as continuidades, nuanças específicas, ou mesmo rupturas nesses temas. Para tanto, serão comparadas as ações dos governos em pauta em dois temas da agenda de Segurança e Defesa: Desarmamento e Controle de Armas Nucleares e Operações de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Desse modo, pretendemos identificar traços de continuidade, ou mesmo de ruptura, na Política Externa Brasileira, nos temas supracitados, durante os governos dos dois últimos Chefes de Estado brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Valle Machado da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Capitão-de-Fragata (RM-1). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos (PPGEST), da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2010-12-28

Como Citar

Silva, M. V. M. da. (2010). POLÍTICA EXTERNA, SEGURANÇA E DEFESA NOS GOVERNOS LULA E CARDOSO. Revista Debates, 4(2), 159. https://doi.org/10.22456/1982-5269.12370

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.