INVENÇÃO OU PRODUÇÃO? O “CAPITALISMO UNIVERSITÁRIO” E O FOMENTO À PESQUISA

Autores

  • Andre Luiz de Miranda Martins Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.11869

Palavras-chave:

Instituições de Ensino Superior, Pesquisa, Capitalismo, Ciência, Produção.

Resumo

O artigo seguinte tem por objetivo entender a vigência do modelo de capitalismo universitário no Brasil, a partir de um exame da atual política governamental de fomento à pesquisa nas Instituições de Ensino Superior. Serão enfatizados seus objetivos de formação de quadros e a preferência institucional por determinadas áreas do conhecimento, a partir de pesquisa documental envolvendo dados consolidados de fomento à pesquisa e os editais de seleção pública de projetos de pesquisa, ambos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. A elaboração do artigo envolveu procedimentos de documentação indireta (pesquisas documentais e bibliográficas). Foi possível constatar a feição crescentemente empresarial que o fomento à pesquisa assume no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre Luiz de Miranda Martins, Universidade Federal de Pernambuco

Economista. Professor Adjunto do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Áreas de atuação e interesse: história do pensamento econômico; estudos do trabalho; políticas de ensino superior.

Downloads

Publicado

2010-06-29

Como Citar

Martins, A. L. de M. (2010). INVENÇÃO OU PRODUÇÃO? O “CAPITALISMO UNIVERSITÁRIO” E O FOMENTO À PESQUISA. Revista Debates, 4(1), 144. https://doi.org/10.22456/1982-5269.11869

Edição

Seção

Artigos