“Era um inferno!”: análise narrativa da construção discursiva da emoção do professor e suas reflexões avaliativas sobre os sistemas municipal e federal de ensino
Resumen
Este artigo possibilita a reflexão sobre a emergência das emoções de um docente da rede federal de educação que, no momento da entrevista para a pesquisa, trouxe as experiências não exitosas de sua matrícula anterior na rede municipal de ensino mesmo após dez anos de afastamento da rede. Tem por objetivo principal entender de que modo as experiências não exitosas modelam as práticas de ensino de experiências atuais e de que modo as emoções emergem e influenciam a (re)construção identitária do docente, mesmo que temporalmente distante das experiências ruins. Como objetivo específico, o estudo buscou identificar e relacionar, sob uma lente micro, os itens léxico-gramaticais que aparecem no discurso do professor às marcas avaliativas que remontam construções ideológicas macrossociais sobre os sistemas de ensino municipal e federal do Brasil. As categorias de análise de paradigma interpretacionista dão conta de atender ao objetivo de identificar quais marcas de avaliação são encontradas na construção discursiva das emoções do participante. As análises nos trazem, por fim, a possibilidade de aprofundamento do modo como as emoções percorrem as construções discursivas de atributos ideológicos sociais de nível macro.
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